Recuperação de empréstimos para PME - seis desafios que enfrentam os bancos

A escala sem precedentes de empréstimos a pequenas e médias empresas para as manter à tona durante a pandemia deixou os bancos com um importante desafio de recuperação

O mundo de hoje parece muito diferente do que era apenas há alguns anos atrás. Uma pandemia mundial e um ambiente político instável interromperam a economia europeia e a panorama de pagamentos, afectando empresas de todas as dimensões. Particularmente vulneráveis às mudanças na procura e oferta são as PME, que dependem de uma liquidez saudável para cumprir as suas próprias obrigações de dívida.

Os credores de toda a Europa devem garantir uma recuperação eficaz e sensível dos fundos emprestados às pequenas e médias empresas (PME). Devido à pandemia, grande parte deste crédito está apoiado por uma garantia do governo, o que significa que há dinheiro público em jogo.

Quais são os principais desafios que os bancos enfrentam?

Recursos:

Muitos bancos não estavam preparados para cobranças de alto volume. No passado recente, os incumprimentos por parte das PMEs foram baixos. Como resultado, muitos credores não têm a capacidade para lidar com volumes crescentes de empréstimos em incumprimento. Aumentar a velocidade é difícil, exigindo pessoal especializado adicional e investimento.

Tecnologia:

Os sistemas herdados podem dificultar que os bancos cobrem de forma eficaz e é necessário um investimento significativo para igual o melhor padrão actual na sua classe. Com grandes volumes, a vantagem oferecida pela tecnologia de ponta e cobranças digitais é um factor importante na eficiência, na jornada do cliente e na rentabilidade.

Dispersão:

Tempo de gestão, recursos informáticos e organizativos devem estar focados em ganhar novos negócios e reter os clientes existentes. Para prosperar, os bancos precisam de concentrar nos seus programas de inovação de produtos, digitalização e eficiência de custos no seu negócio principal, em vez de se distraírem com a cobrança e recuperação de crédito.

Volumes:

Dependendo da velocidade da recuperação económica e das voltas e reviravoltas na crise sanitária mundial, os níveis de empréstimos em incumprimento podem variar drasticamente. Seja como for, o volume de empréstimos às PME é tal, que mesmo uma pequena taxa de incumprimento representa um desafio significativo de recuperação.

Balanço:

A menos que se abordem adequadamente, estes desafios impactam os resultados de um banco a curto e médio prazo. O investimento em talento especializado, dados, sistemas e análise também exigiria uma reestruturação quando o pico fosse ultrapassado. A experiência histórica sugere um aumento de pelo menos 10% do valor cobrado quando se subcontrata um fornecedor especializado - uma diferença crítica nas receitas ao longo do tempo.

Experiência do cliente:

Os bancos precisam de profissionais e processos altamente qualificados para lidar com as empresas que enfrentam todas as circunstâncias - desde os que se encontram em dificuldades até aos clientes que se recuperam e outros que procuram evitar o reembolso. Uma série de opções digitais e abordagem centrada no cliente são essenciais de uma perspectiva ética e reputacional.

O mais importante é que os bancos e os seus parceiros adaptem soluções às circunstâncias específicas - esta é a melhor forma de garantir recuperações mais elevadas e proporcionar uma experiência positiva ao cliente
Stanislav Krasnodemskyi, M&A Director at Intrum

O que se pode fazer para mitigar os riscos?

Todos estes desafios terão um impacto negativo na rentabilidade, se não forem enfrentados. É importante que os bancos contem com parceiros qualificados que os possam ajudar a desenhar soluções personalizadas que se adaptem às suas carteiras individuais. Como empresa líder de gestão de crédito na Europa, a Intrum é um dos principais prestadores de serviços de empréstimos a PME. Estamos preparados para apoiar os bancos na procura de soluções para os empréstimos em incumprimento - desde o serviço até à venda de carteiras e carve outs. Para  falar connosco sobre as suas necessidades, contacte-nos.