Alerta Phishing 

 

A Intrum informa que estão a circular mensagens de correio eletrónico fraudulentas, que não são da sua autoria, nem da sua responsabilidade.

Foram detetadas mensagens falsas num português pouco correto. Estas mensagens não têm origem na rede da Intrum - intrum.com. Alertamos que não deve reagir a estes emails, devendo eliminá-los de imediato, sem que haja qualquer tipo de interação - não descarregue anexos, nem aceda a links.

Política de Privacidade Intrum Investment DAC n.2

A Intrum respeita a privacidade dos dados das pessoas que contacta, independentemente de processarmos os dados pessoais por nossa conta ou em nome de terceiros. É importante para nós que todos entendam quais os dados pessoais que processamos sobre cada pessoa, por que o fazemos e quais são os seus direitos. Por isso, pedimos que leia a nossa Política de Privacidade, que lhe dará mais informações sobre o processamento dos seus dados pessoais pela Intrum.

Política de Privacidade Intrum Investment DAC n.2

Intrum Investment No 2 Designated Activity Company - Aviso de privacidade em relação aos dados pessoais associados ao portfolio da cessionária e sob a gestão da INTRUM PORTUGAL, UNIPESSOAL LDA para gestão dos casos:

Esta Política de Privacidade ( a“Política”) descreve como usamos as informações pessoais dos indivíduos cujos empréstimos, hipotecas ou outros produtos financeiros são propriedade da Intrum Investment No 2 Designated Activity Company (DAC) e quaisquer avalistas associados aos produtos mencionados acima. Assim, a mesma explica como o Intrum Investment No 2 DAC (doravante Intrum Investment No 2 DAC, nós ou nosso) detém e processa as suas informações pessoais; como usamos e protegemos essas informações; e os direitos que os titulares dos dados poderão exercer.

A Intrum Investment No 2 DAC é a Responsável pelo Tratamento e processamento de todas as informações pessoais que se enquadram no escopo desta Política. Esta Política indica quais informações pessoais que são processadas por nós e a sua finalidade, e quais pessoas ou entidades as informações que serão ou poderão ser fornecidas. Acresce que, poderemos partilhar suas informações pessoais com terceiros.

A Intrum Investment No 2 DAC atribuiu à INTRUM PORTUGAL, UNIPESSOAL LDA o serviço da sua conta de crédito e a gestão das suas dívidas pendentes. Nós e a Intrum Portugal somos controladores independentes de suas informações pessoais. Para saber mais sobre como o Intrum Portugal pode usar suas informações pessoais, consulte a “Informação sobre a Proteção de Dados Pessoais” da Intrum Servicer em https://www.intrum.pt/particulares/a-intrum/politica-de-privacidade/ (pessoas físicas) e https://www.intrum.pt/empresas/sobre-a-intrum/privacidade-termos-de-responsabilidade/ (entidades).

Se tiver alguma dúvida, sinta-se à vontade para entrar em contato com o Encarregado de Protecção de Dados, dpo.pt@intrum.com.

1. Que dados pessoais recolhemos sobre si?

Podemos recolher os seguintes tipos de informações pessoais:

  • Informações de identificação: como nome (incluindo prefixo ou título do nome), sexo, idade, data de nascimento, comprovante de identificação (como carta de condução ou passaporte).
  • Informações de contacto: como endereço de e-mail, morada ou número de telefone.
  • Circunstâncias pessoais e informações financeiras: incluindo status e detalhes do emprego, extratos bancários, número do seguro social, informações fiscais, detalhes do cartão de pagamento, poupança, dívidas como empréstimos e cartões de crédito, renda e despesas, benefícios do empregador e de pensão e outros ativos.
  • Informações sobre estilo de vida e circunstâncias pessoais: incluindo qualquer informação que você ou um co-mutuário nos forneça sobre o seu agregado familiar, estilo de vida e outras circunstâncias relevantes para a administração de sua conta.
  • Interações com a Intrum ou com os nossos representantes: incluindo notas de qualquer interação/contacto com os nossos Gestores em relação à administração de seu empréstimo, hipoteca ou outro produto financeiro.
  • Informações de terceiros: incluindo referências de crédito.

2. Como usamos os seus dados pessoais?

Podemos usar suas informações pessoais para os seguintes propósitos:

  • para identificá-lo e verificar as suas informações, como parte de nossos esforços para prevenir lavagem de dinheiro, financiamento do terrorismo, evasão fiscal e/ou fraude;
  • para avaliar e responder às suas perguntas e solicitações (se houver);
  • para avaliar qualquer pedido, para nossa segurança ou para a elaboração de acordos de pagamento caso se encontre com dificuldades financeiras;
  • para avaliar a acessibilidade e adequação para o fornecimento de crédito em todo o nosso relacionamento consigo, incluindo a análise de seus dados de crédito para relatórios regulatórios;
  • para administrar o seu caso na nossa gestão e para melhor gestão do relacionamento comercial consigo;
  • para administrar o seu caso na nossa gestão, incluindo processamento de pagamentos e gerenciamento de taxas e cobrança de pagamentos;
  • para cumprir as obrigações contratuais que temos com terceiros em relação à administração do seu caso;
  • para evitar danos iminentes e graves a uma pessoa ou propriedade;
  • para responder a dúvidas levantadas por autoridades reguladoras, autoridades policiais e/ou outras entidades públicas;
  • para o envio de comunicações obrigatórias conforme exigido por legislação ou regulamentos;
  • investigar e resolver reclamações; e
  • para cumprir a lei, regulamento ou outros requisitos relevantes.

3. Como obtemos os seus dados?

Aquando da cessão do seu empréstimo, hipoteca ou outro produto financeiro para a Intrum de outro credor/originador/sucessor legal, obtivemos seus dados pessoais e dados de conta desse credor/originador/sucessor legal.
Nos casos em que um empréstimo, hipoteca ou outro produto financeiro tenha titular um conjunto, acarretará a possibilidade de obtenção das informações pessoais do co-mutuário. Caso não tenha autorizado o co-mutuário relevante a fornecer-nos suas informações pessoais, informe-nos o mais rápido possível.

Por vezes, também obtemos dados pessoais dos seguintes terceiros com quem trabalhamos, tais como:

  • o gerentes de ativos, servicers, agentes de campo e recebedores de lei ou propriedade;
  • o nossos advogados;
  • o agências de referência de crédito;
  • o agências de prevenção de fraudes; e
  • o agências de aplicação da lei ou agências estatais.

Além disso, também podemos recolher informações sobre si de fontes de dados públicas.

4. Qual a base legal para utilização das suas informações pessoais?

Usamos suas informações pessoais da seguinte forma:

  • o dada a necessidade para gerir, executar e cumprir a relação com o titular do caso;
  • o por força dos interesses comerciais legítimos da Intrum Investment No 2 DAC e outros, incluindo nossas afiliadas, incluindo:
    • para gerenciar nosso relacionamento com a relação com o titular do caso;
    • realizar revisões, análises e atividades de reporte para fins de tomada de decisões estratégicas de negócios e compliance/governança interna;
    • monitorar e gerenciar os nossos processos internos de negócios;
    • garantir a continuidade dos negócios e recuperação de desastres e responder a incidentes e emergências;
    • realizar testes de sistemas; e
    • analisar reclamações para fins de prevenção de erros e falhas de processo;
    • cumprir determinadas obrigações legais e regulamentares do Intrum Investment No 2 DAC; e
    • se aplicável, porque o titular do caso consentiu com o processamento das suas informações pessoais.

Qualquer falha no fornecimento de qualquer informação pessoal razoável, que necessitamos para administrar o seu caso pode resultar na incapacidade de honrar nossas obrigações contratuais, que comprometerá a boa resolução e gestão do seu empréstimo, hipoteca ou outro produto financeiro.

5. Com quem podemos partilhar as suas informações pessoais?

5.1 Acesso às suas informações pessoais pela Intrum Investment No 2 DAC e suas afiliadas.

Os funcionários e representantes da Intrum Investment No 2 DAC estão autorizados a aceder a informações pessoais apenas na medida necessária para servir ao propósito aplicável e desempenhar suas funções.
Também podemos partilhar suas informações pessoais e, quando apropriado, transferi-las para nossas empresas e afiliadas do grupo e seus representantes.

5.2 Acesso às suas informações pessoais por terceiros

Os seguintes terceiros podem ter acesso às suas informações pessoais, quando relevante:

  • organizações financeiras: incluindo financiadores e seguradoras;
  • prestadores de serviços que prestam serviços em nosso nome: tais como empresas de notificação, empresas de serviços de pagamento, administradoras de recebíveis, gestoras de ativos, avaliadores, agentes imobiliários, prestadores de serviços de impressão e emissão de extratos e correspondência, prestadores de armazenamento de documentos, fornecedores de TI, prestadores de serviços analíticos serviços e agências de prevenção de fraudes;
  • consultores profissionais: incluindo nossos advogados, contadores, auditores, receptores e consultores de negócios.
  • reguladores e autoridades judiciais e agências de aplicação da lei;
  • co-mutuários e garantidores em sua conta e terceiros com os quais você nos autorizou a nos comunicar;
  • compradores potenciais e efectivos, cessionários e outras partes com interesse no seu empréstimo, hipoteca ou produto financeiro no caso de Intrum Investment No 2 DAC, seus ativos ou uma participação em tais ativos possam ser vendidos, transferidos ou cedidos integralmente ou em parte, inclusive como parte de um acordo de securitização, financiamento ou co-investimento; e
  • quaisquer outras partes que a Intrum Investment No 2 DAC considere razoavelmente habituais, necessárias ou aconselháveis para os fins de processamento descritos nesta Política e de qualquer outra forma que não o identifique individualmente (incluindo como parte de um conjunto de dados agregados ou anônimos).

Quando terceiros tiverem acesso às suas informações pessoais, tomaremos as medidas contratuais, técnicas e organizacionais necessárias para garantir que suas informações pessoais sejam processadas apenas na medida em que tal processamento for necessário.

6. Transferência dos seus dados pessoais fora da EEE

Podemos enviar suas informações pessoais para destinatários noutros países, cujas leis de dados pessoais podem não ser tão fortes quanto as de seu país de origem. Quando o fizermos, conforme exigido por lei, implementaremos as salvaguardas apropriadas, como cláusulas contratuais padrão da UE, para garantir que suas informações pessoais sejam protegidas e que você possa exercer seus direitos de forma eficaz. Para saber mais sobre as cláusulas contratuais padrão da UE em https://ec.europa.eu/info/law/law-topic/data-protection/data-transfers-outside-eu/model-contracts-transfer-personal- data-third-countries_en.

7. Como é que as suas informações pessoais são protegidas?

As medidas de segurança adequadas são tomadas para garantir a confidencialidade e a segurança das suas informações pessoais. Para tanto, implementamos medidas técnicas, físicas e organizacionais apropriadas para proteger as informações pessoais contra a destruição acidental ou ilegal ou perda acidental, dano, alteração, divulgação ou acesso não autorizado, bem como todas as outras formas de processamento ilegal (incluindo, mas não limitado a, coleta desnecessária ) ou processamento posterior. Os exemplos são as políticas de segurança de IT, manutenção da confidencialidade, formação dos colaboradores e servidores seguros.

8. Por quanto tempo retemos as suas informações pessoais?

As suas informações pessoais serão mantidas pelo tempo que precisarmos para a finalidade para a qual estão a ser processadas, conforme previsto em cada caso pelo respectivo quadro legal e regulatório. Por exemplo, quando o titular fornecer seus dados em relação a um empréstimo, manteremos essas informações pelo tempo necessário para administrar seu empréstimo e, depois disso, manteremos as informações por um período que nos permita lidar ou responder a qualquer reclamações, dúvidas ou preocupações e cumprir as obrigações legais e regulamentares. Também manteremos as suas informações pessoais quando necessário em conexão com uma eventual ação legal ou investigação que envolva a Intrum Investment No 2 DAC.

Analisaremos ativamente as informações que mantemos e excluiremos com segurança ou, em alguns casos, anonimizar-se-á, quando não existir fundamento legal ou comercial para retê-las.

9. Os seus direitos

O titular dos dados tem legitimidade para:

  • perguntar sobre o processamento das suas informações pessoais, inclusive para receber uma cópia das suas informações pessoais;
  • solicitar a correção e/ou exclusão das suas informações pessoais;
  • solicitar a restrição do processamento de suas informações pessoais;
  • opor-se ao processamento, com base nos interesses legítimos da Intrum Investment No 2 DAC e outros, incluindo as afiliadas, a menos que demonstremos motivos legítimos convincentes para esse processamento que anulem os seus interesses, direitos e liberdades ou para o estabelecimento, exercício ou defesa de reivindicações legais ou reclamações;
  • se aplicável, retirará o seu consentimento para o processamento das suas informações pessoais quando a Intrum Investment No 2 DAC estiver a processar as suas informações pessoais com base no seu consentimento. Essa retirada não afeta a legalidade do processamento com base no consentimento antes de tal retirada;
  • solicitar o recebimento ou transmissão para outra organização, de forma estruturada, comumente usada e legível por máquina, das informações pessoais que nos forneceu; e
  • reclamar com a autoridade supervisora local se seus direitos de privacidade forem violados ou se você tiver sofrido como resultado do processamento ilegal das suas informações pessoais.

Se pretender obter mais informações sobre o exercício dos seus direitos dos titulares ou tiver alguma dúvida sobre o processamento dos seus dados pessoais, informe-nos entrando em contato connosco através do e-mail dpo.pt@intrum.com. Poderemos solicitar a validação da sua identidade através do envio de documentação adicional, como um comprovativo de identidade atualizado.

Contacte-nos

Caso tenha alguma dúvida ou solicitação sobre esta Política de Privacidade ou sobre as informações pessoais constantes no seu caso, ou precisar de informações adicionais sobre o processamento de seus dados pessoais e/ou a execução dos seus direitos acima mencionados, entre em contato com a «Encarregado de Proteção de Dados» da Intrum Portugal, morada: Alameda dos Oceanos, 59, Edifício Espace – Piso 1, Bloco 2 A/B, Parque das Nações, 1990-207 Lisboa, Portugal, ou através do email dpo.pt@intrum.com.