Dívida sem crédito? Como evitar problemas financeiros indesejados

Planifica os seus gastos meticulosamente e poupa. Não pede dinheiro emprestado aos seus amigos. Paga regularmente os seus empréstimos ou nunca contraiu nenhum. E no entanto... ainda tem dívidas! Como isto é possível?

Infelizmente, existem maneiras de se endividar acidentalmente. Por exemplo: não pagar uma multa no prazo, esquecer uma pequena parcela de uma compra ou um pirata informático roubar os seus dados e usá-los para garantir crédito.

Aqui estão três coisas para lembrar-se quando se trata de dívidas não planeadas e as suas consequências...

1) Notificações esquecidas e penalizações

Esquecer-se de pagar uma multa ou penalização pode colocá-lo em dificuldades financeiras a longo prazo. Se incorrer numa multa, certifique-se de seguir o processo de recurso ou pagar a multa imediatamente. Deste modo, evitará a escalada dos custos e o risco de ser levado a tribunal para o pagamento. Se ignorar as notificações sobre multas não pagas, os custos aumentarão e poderão afetar a sua classificação de crédito.

2) Faça despesas online seguras

A segurança online é essencial para evitar ser vítima de cibercrimes. Os esquemas de phishing na Internet tentam roubar logins, senhas e números de cartão de crédito infectando um computador com malware ou persuadindo-o a revelar informações.

Os hackers podem passar-se por empresas de entregas de encomendas, portais de leilões e operadoras móveis. Eles também pirateiam perfis de amigos nas redes sociais e passam por pessoas em quem confiamos para pedir dinheiro ou ajuda na assinatura de um contrato de compra ou empréstimo. Os cibercriminosos usam dados pessoais roubados para contrair empréstimos ou crédito.

Desenvolva bons hábitos de segurança online e preste especial atenção à forma como faz compras online. Embora seja conveniente, não adicione ou guarde os seus cartões de pagamento nas suas contas em lojas online ou aplicativos. Quando receber um código do seu banco para confirmar um pagamento online (transferência eletrónica ou transação móvel), verifique cuidadosamente se todos os dados estão corretos - se o montante está correto e se o dinheiro vai para o destinatário certo. Isto impede que os criminosos interceptem essas mensagens de texto e as alterem para extorquir dinheiro.

Tenha o cuidado de ler os termos e condições antes de subscrever planos de pagamento de bens ou serviços online e utilize os períodos de reflexão e cancelamento se mudar de ideias.

3)  Cancelar contas e subscrições não utilizadas

Certifique-se de que encerra todas as contas bancárias não utilizadas e cancela subscrições indesejadas. Quando se inscreve para uma avaliação gratuita, o carregamento começa automaticamente no final do período de avaliação. É fácil esquecer e acumular contas de serviços que não quer ou precisa. Geralmente, é uma boa ideia certificar-se de que todos os contratos são concluídos corretamente quando terminar com eles.