Preste atenção às suas despesas

Se estiver a orçamentar com cuidado, não se esqueça de planear o futuro e estar ciente dos custos adicionais que as suas decisões de gastos podem gerar. Aqui analisamos algumas despesas comuns que podem levar os consumidores a tropeçar e damos as nossas dicas para limitar o seu impacto no seu orçamento.

Quando define o seu orçamento, as mensalidades fixas, como alugueres, internet, pacote telefónico e seguros, são relativamente fáceis de prever. No entanto, outras despesas podem ser mais onerosas do que imaginávamos.

Lazer

esta é uma área onde é muito fácil gerar despesas adicionais. Por exemplo, junta-se a um clube desportivo ou ginásio, orçamentando o custo anual, mas esquece que precisará de roupa ou acessórios adicionais. Da mesma forma, as idas ao cinema ou parque de diversões podem custar mais do que o preço do ingresso quando leva em consideração a compra da comida e outros extras. As consolas de jogos são também óptimas oportunidades para gastar mais com o desejo de ter novos jogos, conteúdos adicionais e subscrições pagas.

Melhoria da casa

está a planear renovar um quarto na sua casa ou apartamento? Mesmo que tenha orçamentado cuidadosamente e tenha orçamentos garantidos, vale a pena fazer um pequeno reforço para cobrir eventuais custos adicionais que possam surgir. Uma vez que as obras começam, é comum encontrar problemas que antes estavam escondidos na estrutura do prédio.

Animais

se decidiu ter um animal de estimação, pense de forma realista sobre os custos que está a assumir. Para além da alimentação e dos cuidados do dia-a-dia, há seguros, cuidados de saúde e o custo com cuidados necessários a prestar aos animais quando se está ausente para pensar. Os animais têm mais necessidades à medida que envelhecem, por isso esteja ciente de que os custos podem aumentar no futuro.

Gadgets

se decidir investir numa máquina para fazer o seu pão ou numa máquina de água com gás para limitar as suas despesas, tenha em conta todos os custos. Se se deixar levar pelos extras – como farinhas diferentes para testar receitas diferentes ou xaropes para criar refrigerantes, pode acabar com as economias.

A chave para um orçamento bem-sucedido está em planear com antecedência: ser capaz de lidar com as despesas inevitáveis, deixando espaço para pequenos prazeres.

 

  1. Seja muito claro sobre os seus rendimentos, custos fixos e despesas. Quando planear o seu orçamento, seja o mais preciso e exaustivo possível. Considere todos os cenários que possam surgir.
  2. Aprenda a distinguir o necessário do opcional e escolha quais os extras onde quer gastar dinheiro. Não se trata de negar a si mesmo todos os pequenos prazeres, mas decidir quais despesas a priorizar.
  3. Defina os seus limites. Ao ter em mente, desde o início, o máximo que pode gastar num determinado item, ficará menos tentado a exceder o seu rendimento. Para o desporto, por exemplo, planear um orçamento anual para as suas necessidades.
  4. O seu fundo de emergência não deve ser utilizado para compensar despesas opcionais. Guarde para uma emergência veterinária ou uma situação inesperada no seu rendimento.
  5. Certas despesas também podem ser compensadas tomando precauções mais cedo. O seguro pode cobrir alguns custos imprevistos. Decida qual a cobertura que precisa para os seus animais de estimação, casa, bens e rendimentos.