Estudantes: como gerir o seu dinheiro

Nem sempre é fácil fazer face às despesas quando se é estudante, especialmente quando já não se vive na casa da família. Manter um orçamento evitará que fique sobrecarregado e prepara-o para o futuro. Aqui estão as nossas dicas para se manter à tona.

Estabelecer o orçamento estudantil

Criar um orçamento estudantil é semelhante a criar um orçamento familiar padrão. Precisa de calcular o seu rendimento e as despesas e, em seguida, manter um olho atento nos seus gastos mensais e ajustar conforme necessário.

Habitação

A habitação é provavelmente a maior área de despesa, quer esteja numa residência universitária ou num alojamento privado.

Se estiver a arrendar particularmente, o preço pode variar dependendo se o apartamento está mobiliado. Pode valer a pena pagar um pouco mais todos os meses por um apartamento mobiliado, pois esta pode ser uma opção mais barata e menos stressante no geral.

Certifique-se de fazer um orçamento para encargos como água e luz. Para ter uma estimativa precisa, peça ao proprietário ou antigo inquilino os custos aproximados. Partilhar alojamento com outros estudantes também é uma boa forma de reduzir os seus custos.

Despesas com alimentação

Planeie com antecedência para reduzir os custos das refeições para não acabar por depender da comida de conveniência e takeaways. Considere cozinhar com amigos para reduzir os gastos. Também pode ter acesso a uma cantina ou restaurante subsidiado na universidade ou faculdade.

Transportes e telecomunicações

O custo do transporte público irá variar dependendo da localização, por isso descubra quais são as opções existentes na sua área. Se mora perto da universidade, pode ser fácil caminhar em todos os lugares ou adquirir uma bicicleta barata para ajudá-lo a deslocar-se.

Para telefone e internet, procure planos de baixo custo para o seu smartphone e conexão com a internet. Se o seu alojamento o permitir, escolha ADSL em vez de fibra para um pacote mais acessível.

Custos variáveis

Ter um orçamento apertado não significa que não se possa divertir. Separe um valor mensal para socializar e outros artigos discricionários. Certifique-se de que planeia um aumento dos custos no início do ano letivo com as propinas universitárias, seguros e o equipamento necessário para os seus estudos.

Alguns pais têm meios para ajudar os filhos, outros beneficiarão de bolsas de estudo. Alguns alunos terão de trabalhar para fazer face às despesas. Independentemente disso, é comum passar por dificuldades financeiras enquanto estudante, por isso não se sinta envergonhado e não hesite em pedir ajuda se precisar.

3 Regras de Ouro para aumentar o seu orçamento

Manter o seu orçamento irá ajudá-lo a navegar pela experiência financeira de ser um estudante. Aqui estão três regras de ouro para o ajudar…

Planeie com antecedência

Ao definir o seu orçamento, inclua o maior número possível de despesas. Quanto mais souber onde está e para onde vai, maior a probabilidade de se manter no caminho certo.

Se estiver preocupado, não espere, fale com as organizações às quais deve dinheiro. Explique a sua situação e peça uma solução amigável com um calendário de pagamento. Esconder os seus problemas financeiros significa correr o risco de pagar mais em juros e outros encargos.

Esteja atento

Ter um orçamento apertado requer maior disciplina porque a sua margem de erro é mínima. Lembre-se de fazer as suas contas regularmente, pelo menos uma vez por semana. A maioria dos bancos oferece aplicações móveis para acompanhar os gastos em tempo real. Compare a sua situação financeira real e o seu orçamento projetado para que possa fazer ajustes conforme necessário. Isto permitir-lhe-á adaptar o seu estilo de vida à sua situação e procurar ajuda, se necessário.

O seu banco pode ajudá-lo através de empréstimos para estudantes, soluções de poupança ou descobertos, mas cuidado com o crédito ao consumo, que tende a resultar em sobre-endividamento. Procure aconselhamento junto das pessoas que o rodeiam antes de assinar qualquer coisa.

Gaste com sabedoria

Enquanto algumas despesas são fixas, pode reduzir outras procurando as ofertas e mudando de fornecedor quando vê uma opção mais barata.

Aprenda também a gastar com sabedoria: compre produtos sazonais para cozinhar, procure artigos à venda, aproveite as Happy Hours, compre a granel, cozinhe em quantidades maiores para vários dias.

Experimente os mercados online locais para comprar móveis ou eletrodomésticos quando se mudar. Nas grandes cidades estudantis, não faltarão ofertas durante o período de verão e economizará quantias significativas.

Existem muitos workshops sobre orçamento estudantil e a web está cheia de dicas para poupar dinheiro, por isso procure mais informações. Manter um orçamento quando é um estudante não é fácil, mas vai prepará-lo para o futuro e significa que entra na vida profissional com boas aptidões e hábitos financeiros.