10 Dicas para manter o seu orçamento familiar equilibrado

Fica sem dinheiro vários dias antes de receber o seu ordenado? Tem muitas contas que deveriam ter sido pagas há anos? A melhor maneira de assumir o controlo das suas finanças é fazer um orçamento, onde pode acompanhar o seu rendimento e as despesas mensais.

Controle as suas finanças. Vamos partilhar consigo as 10 melhores dicas para manter o seu orçamento familiar equilibrado:

  1. Treine a sua capacidade para gastar dentro das suas possibilidades. Faça um orçamento das suas despesas domésticas, com todos os gastos que tem mensalmente com o objectivo de não gastar dinheiro que não tem.
  2. Pense duas vezes antes de comprar -  Preciso mesmo disto?
  3. Faça uma reserva para despesas que sabe que vão chegar no futuro, de forma a ter dinheiro. suficiente para as pagar: impostos, seguros, etc.
  4. Nunca assine um contrato sem o ler e ter compreendido todas as cláusulas.
  5. Leia sempre as letras pequenas. Evite custos adicionais pagando sempre dentro dos prazos de pagamento aceites.
  6. Se não pode pagar uma conta dentro do prazo, informe de imediato a entidade a quem deve. Pode tentar estabelecer um plano de pagamento ou ganhar algum tempo extra
  7. Se deixar de pagar o que deve, pode ser contactado por uma empresa de recuperação de crédito. Nesta situação e para limitar danos e potencias custos, deve falar com essa empresa sobre as suas dificuldades financeiras e tentar encontrar possíveis soluções.
  8. Mantendo a comunicação e mostrando vontade de ultrapassar a situação, você pode encontrar maneiras de resolver o seu problema.
  9. Se fez um plano de pagamentos, mantenha o compromisso assumido. Caso não o possa cumprir,  é vital que informe de imediato a empresa de recuperação de crédito. Empresas como a Intrum, podem ajudá-lo a encontrar soluções para resolver as suas dívidas.
  10. Não evite enfrentar dificuldades financeiras que possa ter. Peça aconselhamento de forma a evitar problemas maiores e tenha um controle da sua situação económica.

Precisa de ajuda? Tem alguma dúvida? Estamos aqui para ajudá-lo.

Se assim o entender, contacte-nos para em conjunto encontrarmos uma solução sobre o(s) seu(s) processo(s)