Resistir à tempestade – reduzir custos e construir um fundo de maneio

Com os preços da energia e o custo de vida a disparar, muitas pessoas estão preocupadas com o cumprimento dos seus compromissos financeiros. Idealmente, todos teríamos uma reserva de poupança para tempos difíceis, mas a escalada dos aumentos de preços significa que alguns já estarão a usar esses fundos. O apoio dos governos é provável em muitos países. Enquanto isto, partilhamos algumas sugestões de coisas que pode fazer para reduzir os gastos se não estiver acostumado a trabalhar com um orçamento apertado.

Assuma o controlo:

quando os tempos são difíceis, os problemas financeiros podem parecer avassaladores e é tentador esconder-se do problema. Isto é compreensível, mas ter um controlo adequado dos seus rendimentos e despesas é o primeiro passo para garantir que as coisas não saiam do seu controlo. Mesmo quando os números não somam, é melhor conhecer e procurar ajuda.

Corte nos custos:

se tem áreas em que pode cortar – como assinaturas de serviços não essenciais, ginásios ou pagamentos dispendiosos do carro, esta pode ser uma área em que mudar os seus hábitos pode ajudar. Considere as opções de exercícios mais baratas, ou combinar a sua jornada para o trabalho com exercícios a pé ou de bicicleta, por exemplo. Certifique-se de que não tem subscrições de renovação automática para serviços de que já não precisa.

Socialize por menos:

Todo mundo está a lutar, converse com os seus amigos e familiares sobre maneiras de se reunir sem se endividar. Encontre amigos para passear, procure ofertas de entretenimento e opções noturnas baratas ou junte os seus recursos, cozinhe juntos e assista a um filme em casa.

Compras ao redor:

Procurar fornecedores de energia, telefone, banda larga e seguros mais baratos pode ser mais difícil no ambiente económico atual. Ainda vale a pena ficar de olho neles. Quando se trata de renovações, certifique-se de que não está preso a opções caras.

Aumente os seus rendimentos:

Certifique-se de que está a receber todos os benefícios oferecidos pelo seu empregador e pelo estado. As famílias numerosas, os idosos, as pessoas com necessidades especiais e as pessoas com deficiência também podem ser elegíveis para subvenções, apoios ou tarifas especiais sobre energia. Outras formas de angariar dinheiro incluem a venda de artigos online ou num fórum local ou o aluguer de um quarto excedente a um inquilino.

Pagar anualmente:

Esta opção pode ser mais barata do que pagar mensalmente pelo seguro e outros custos anuais. Se não tiver o dinheiro adiantado, certifique-se de ler todos os detalhes do contrato - e compará-lo com ofertas concorrentes - antes de comprar qualquer coisa em prestações.

Cozinhe por menos:

Sempre que possível, o planeamento das refeições, a compra a granel e cozinhar em maiores quantidades são táticas que podem ajudá-lo a reduzir as suas contas com compras de alimentos. Se tiver uma opção de supermercados, considere mudar para uma opção mais barata. Uma tática é fazer compras para sete dias, mas atrasar a sua compra um dia por semana, gastando as sobras do dia extra. Outros acham que fazer uma compra mensal ou trimestral de produtos básicos não perecíveis funciona bem – no entanto, isto depende de ter dinheiro extra para comprar com antecedência quantidades maiores.

Não sofra em silêncio. Se não conseguir lidar com isto, fale com os seus credores o mais rápido possível. Na Intrum, temos gestores treinados que podem ajudá-lo a calcular os seus rendimentos e despesas e, em seguida, definir um cronograma de pagamento que pode pagar. Podemos encaminhá-lo para uma instituição de caridade independente de aconselhamento de dívidas se estiver a lutar para lidar e precisar de mais ajuda. Não precisa gerir sozinho.