Cookie button
Economy in Focus #15 – Para além da inflação: os desafios que continuam a pesar sobre as famílias europeias

Economy in Focus #15 – Para além da inflação: os desafios que continuam a pesar sobre as famílias europeias

Das pressões persistentes sobre os preços às finanças frágeis das famílias, a recuperação da Europa continua desigual. Nesta edição de Economy in Focus, a Economista Sénior Anna Zabrodzka-Averianov analisa os principais riscos que moldam as perspectivas da região e o que significam para consumidores, empresas e decisores políticos. A 15.ª edição foi publicada em Setembro de 2025.

Pressões persistentes sobre os preços

Apesar da inflação moderada, o custo de bens essenciais como a alimentação e a energia permanece muito acima dos níveis anteriores à crise, reduzindo o poder de compra das famílias e sobrecarregando os orçamentos.

Pagamentos em atraso a travar o crescimento

Os atrasos de pagamento continuam a afectar tanto as famílias como as empresas, reduzindo o fluxo de tesouraria e ameaçando a frágil recuperação económica da Europa.

Limites do apoio governamental

Subsídios de curto prazo e medidas de apoio atenuaram o impacto, mas não conseguiram proporcionar estabilidade financeira duradoura aos grupos mais vulneráveis.

Anna Zabrodzka-Averianov, Senior Economist at Intrum

Comentário da Economista Sénior da Intrum:

"A recuperação da Europa continua frágil e desigual. Embora as condições estejam a melhorar, os custos elevados e os atrasos de pagamento continuam a pesar sobre as famílias e as empresas. Mesmo perturbações moderadas podem voltar a colocar partes da economia de volta ao stress."

Intrum_Landscapes_025_RF.jpg

Custos da energia mantêm as famílias sob pressão

Embora os preços grossistas da energia tenham estabilizado, os preços retalhistas permanecem elevados em grande parte da Europa. A eliminação dos subsídios e a repercussão desigual das reduções de custos estão a deixar muitas famílias expostas, com as famílias com rendimentos mais baixos a gastarem uma parte desproporcionada dos seus rendimentos em energia. O aumento dos riscos geopolíticos ameaça fazer subir novamente os preços.

Intrum Groups 024 RF

Estabilidade frágil esconde vulnerabilidades mais profundas

A economia europeia está a dar os primeiros sinais de recuperação, mas, debaixo da superfície, a resiliência financeira continua a ser fraca. Os custos elevados, os atrasos de pagamento e o crescimento desigual dos salários continuam a sobrecarregar tanto as famílias como as empresas, deixando muitas delas em situações limite e vulneráveis a choques económicos, mesmo moderados.


Obter análise