European Consumer Payment Report Edition Covid-19

Estudo da Intrum - A crise Covid-19 impactou a economia doméstica dos consumidores em toda a Europa.

A edição especial Covid-19 do European Consumer Payment Report, realizada em Maio de 2020 entre mais de 4.800 consumidores em 24 países europeus, mostra que a crise da saúde terá um impacto duradouro na capacidade dos consumidores europeus de gerir as suas finanças.

Como o FMI e outras autoridades alertam, a pandemia pode desencadear uma desaceleração económica global, as consequências do Covid-19 estão a ficar cada vez mais delineadas: cresce a preocupação com as finanças domésticas e os consumidores procuram gerir os seus orçamentos num ambiente que mudou radicalmente.

Os resultados do estudo reforçam a tendência já observada pelo Relatório Europeu de Pagamento ao Consumidor (ECPR | Novembro de 2019) de aumento da pressão económica sobre os consumidores e sobre o seu bem-estar financeiro, especialmente entre as gerações mais jovens e famílias com crianças.

As principais lições:

  1. 48% dos europeus afirmam que seu bem-estar financeiro diminuiu nos últimos 6 meses.
  2. Quase 4 em cada 10 europeus viram o emprego afetado pela crise da saúde, enquanto mais da metade (54%) viu uma queda no seu rendimento.
  3. 1 em cada 5 consumidores endividou-se para cobrir as despesas diárias durante o período Covid-19. Essa taxa aumenta para 24% quando se analisa a geração Millennials.
  4. 58% dos europeus declaram-se insatisfeitos com sua capacidade de poupança, um valor muito acima em relação ao do ano passado, que foi de 24%.
  5. No entanto, 1 em cada 3 europeus afirma que o Covid-19 teve um impacto positivo nos seus gastos.

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