10 boas práticas de gestão de crédito que impulsionam a sua empresa

Como pode impulsionar a sua empresa?

10 boas práticas de gestão de crédito que impulsionam a sua empresa.

1. Criar e implementar uma política de crédito equilibrada e sólida para gerir os seus riscos e crescimento.
  2. Medir e monitorizar cada passo do processo de gestão de crédito.
  3. Certificar-se que conhece o cliente com quem está a fazer negócio.
  4. Redigir contratos claros com os clientes, com todas as condições do negócio.
  5. Coordenar as acções dos departamentos de vendas/marketing e financeiro e criar um processo de facturação eficiente para evitar incumprimentos.
  6. Monitorizar informações económicas e da indústria, incluindo a solvência dos clientes-chave e verificar regularmente os endereços dos clientes.
  7. Reduzir perdas e fortalecer a relação com os clientes, adequando o processo de crédito com base no comportamento de pagamento e capacidade de pagamento.
  8. Implementar procedimentos de reminders/lembretes e aplicar juros de mora sempre que possível.
  9. Equilibrar a sua estrutura de clientes com base no risco e potencial de crescimento.
  10. Não adiar, agir de imediato para receber o pagamento.