Dia das Compras na Net

Mais de metade dos jovens portugueses prefere comprar online

• Os homens fazem mais compras pela internet do que as mulheres;
  • O país que mais adere a esta tendência é a Itália;

Na véspera da data em que se comemora o Dia das Compras na internet, dia 25 de outubro, a Intrum analisa o comportamento dos consumidores online tendo por base o Relatório de Comportamentos de Pagamento do Consumidor Europeu, que elabora anualmente.

Estamos na época da digitalização – cada vez mais, o mundo digital faz parte do nosso dia-a-dia e as nossas tarefas estão muito mais facilitadas com o conjunto de ferramentas que temos ao nosso dispor. Através de um simples clique podemos encomendar uma pizza, transferir dinheiro ou até mesmo fazer as compras do mês – tudo isto sem precisarmos de sair de casa.

O estudo da Intrum revela que as compras online estão em crescimento em todo o Continente Europeu e em todas as faixas etárias e existem poucas razões para acreditar que essa tendência irá abrandar.

A média europeia de pessoas que afirmam fazer hoje mais compras na internet do que há um ano é de 41%. Em Portugal este valor é de 36%, cerca de 14% menos que a média europeia. De todos os países inquiridos pela Intrum, Itália é o que mais se destaca atingindo os 58% em comparação com a Dinamarca (21%) que é país onde o crescimento das compras pela internet, comparativamente com o último ano foi menor.

O estudo da Intrum relativamente a Portugal revela ainda que são os jovens quem mais utiliza a internet para fazer compras. Dados da Intrum comprovam que a faixa etária dos 18 aos 24 anos (52%) é quem mais recorre a esta prática. Com uma percentagem inferior (48%) segue-se a faixa etária dos 25 aos 34 anos. Os seniores (+65 anos) são a faixa etária que menos compras faz pela internet (16%), valor substancialmente inferior à média europeia que se situa nos 26%.

O ECPR demonstra também que os homens portugueses (38%) fazem mais compras online do que as mulheres (34%), o mesmo não se verifica a nível europeu, situando-se estes valores nos 40% e 41%, respetivamente.

Ainda assim, metade dos entrevistados europeus e 65% dos inquiridos portugueses concorda que as compras online facilitam a compra a crédito. Para além disso, um terço (31%) dos entrevistados europeus e 27% dos inquiridos portugueses concorda também que a facilidade de fazer compras online os faz comprar mais no total.

Um quinto dos entrevistados europeus (22%) afirma que em algum momento comprou um produto online que acabou por ficar mais caro do que pensava. Em Portugal, 19% concordou com esta afirmação.

O Dia das Compras na Net foi uma data criada pela ACEPI (Associação da Economia Digital) e tem como objetivo promover, durante 24 horas, o comércio eletrónico em Portugal.