Portugueses estão preocupados com os dados pessoais na internet

Portugueses reportam uma grande preocupação com os seus dados pessoais quando navegam pela internet.

Hoje, 5 de fevereiro, comemora-se o Dia da Internet Segura, uma iniciativa anual que promove a consciencialização em torno do uso seguro, ético e responsável da Internet.

O uso da internet é utilizado cada vez mais no dia a dia, com tarefas que para muitos já são automáticas, como o comprar online.

De acordo com o European Consumer Payment Report, da Intrum, os inquiridos portugueses reportam uma grande preocupação com a possibilidade dos seus dados pessoais poderem cair nas mãos erradas, quando fazem compras online.

Este sentimento é partilhado por 76% dos inquiridos portugueses, valor bem superior à média europeia que se fica pelos 51%.

Estes resultados são reforçados pelo recente estudo da Google que revela que os utilizadores em Portugal já recorrem a vários mecanismos de proteção. Por exemplo, perto de 49% mudam as palavras-passe a cada seis meses e cerca de 25% afirma optar pela verificação a dois passos (por exemplo, além da palavra-passe, é preciso um código recebido no telemóvel) em todos os sites que usam.

Para conhecer melhor os comportamentos dos consumidores faça aqui download do nosso estudo.