Dia Internacional da Educação

Portugueses revelam grau de conhecimento financeiro inferior à média europeia

• Portugal ocupa o 14º lugar no ranking de Literacia Financeira realizado pela Intrum;
  • Faixa etária dos 18 aos 21 anos é a que tem menos conhecimentos financeiros.

Para assinalar o Dia Internacional da Educação, que se realiza dia 24 de janeiro, a Intrum revela os últimos dados de um inquérito realizado a mais de 24 mil cidadãos, em 24 países europeus, que conclui que a educação financeira das crianças continua a ser um tema que preocupa os pais portugueses.

O Barómetro Bem-Estar Financeiro é a mais recente novidade do estudo da Intrum European Consumer Payment Report (ECPR). Analisando até que ponto os consumidores entendem os termos financeiros básicos e os seus cálculos, a Intrum concluiu que, no total de 24 países inquiridos, Portugal encontra-se no 14º lugar atingindo um valor de 6.41 pontos no total de 10. O país que mais conhecimentos tem a nível de literacia financeira é a Finlândia (7.74 pontos), seguindo-se o Reino Unido (7.23 pontos).

O mais recente estudo da Intrum afirma que 79% dos portugueses considera que as escolas têm uma grande responsabilidade quando se trata de educar as crianças na área da educação financeira, valor superior ao ano passado que se fixava nos 69%. A nível europeu, as percentagens também aumentaram em comparação com o ano passado, uma vez que, no novo estudo da Intrum, 63% dos inquiridos europeus concorda com a afirmação, e no período homólogo este valor situava-se nos 57%.

Esta preocupação expressa-se noutras conclusões deste estudo, como por exemplo, quando avaliamos o grau de literacia financeira com base num conjunto de conceitos financeiros, os inquiridos portugueses (57%) revelam um grau de conhecimento inferior à média europeia (63%).

Existe alguma disparidade entre o nível de alfabetização financeira sentida pelos Europeus, uma vez que, 69% sente que a educação financeira foi adequada, enquanto 37% não consegue associar termos financeiros comuns às definições corretas.

Os inquiridos portugueses, com formação pós-secundário /universitária, revelam ter melhores conhecimentos financeiros, em linha com a média europeia. Já o grupo etário que revelou menos conhecimentos foi o grupo dos 18-21 anos.

Para conhecer melhor o nosso estudo obtenha aqui uma cópia.