Portugueses consideram janeiro o mês mais complicado do ponto de vista financeiro

De acordo com o European Consumer Payment Report 2019, estudo da Intrum, 30% dos inquiridos portugueses e 29% dos europeus acredita que janeiro é o mês mais complicado do ponto de vista financeiro.

• Mulheres sentiram mais dificuldades financeiras do que os homens;
  • Faixa etária dos 55-64 anos é a que tem mais dificuldades em poupar mensalmente;

Começar um novo ano é também, muitas vezes, planear o futuro – poderão existir despesas do ano anterior ainda por pagar, novas despesas inesperadas, novos projetos e outros gastos que comprometem os orçamentos familiares.

O mais recente estudo da Intrum afirma que em Portugal, 32% das mulheres sentiu mais dificuldades financeiras durante o mês de janeiro do que os homens (28%). Resultados estes, opostos ao que se verificou no ano anterior, uma vez que, no ano passado foram os homens (28%), em comparação com as mulheres (21%), quem sentiu mais dificuldades financeiras no primeiro mês do ano.

A nível europeu, os resultados foram semelhantes. As mulheres (32%) foram as mais afetadas em comparação com os homens (25%), valores estes bastante semelhantes aos resultados do estudo do ano homólogo, com percentagens de 32% e 27% respetivamente.

O relatório demonstra ainda que as faixas etárias dos 38-44 anos e 45-54 são as que sentem mais dificuldades durante o mês de janeiro, com percentagens que se situam nos 33% e 32% respetivamente. Na Europa, as faixas etárias mais afetadas situam-se nos 22-37 e 28-44 com uma percentagem igual de 32%.

A Intrum conclui ainda que 19% dos portugueses não poupa parte do seu rendimento mensalmente, valor este, abaixo da média europeia que se situa nos 25%. Curiosamente há menos mulheres portuguesas do que homens a conseguirem poupar dinheiro todos os meses.

Para além disso, a faixa etária dos 55-64 anos é a que tem mais dificuldades em conseguir fazer poupanças mensais.

Para obter uma cópia gratuita do nosso estudo siga por favor esta ligação.