Portugueses são os europeus que mais se preocupam em como pagar os presentes de Natal

44% dos portugueses dizem-se preocupados em como pagar os presentes.

• Portugal é o país europeu onde existe maior preocupação em como pagar as prendas de natal
  • Portugal é o país com a visão mais negativa em relação ao impacto dos impostos na economia pessoal
  • Durante os últimos seis meses, os portugueses pediram em média empréstimos de 2.239€ para pagar contas

O mais recente estudo da Intrum, o European Consumer Payment Report 2018, recolheu dados de mais de 24 mil consumidores, em 24 países europeus, e analisou os seus hábitos e comportamentos de consumo.

O estudo conclui que 44% dos portugueses inquiridos dizem-se preocupados em como pagar os presentes de natal, sendo o país que expressa esta preocupação em maior percentagem entre todos os países europeus participantes, cuja média europeia se situa nos 27%.

Este ano, foram introduzidos novos dados no relatório que permitiram analisar o impacto dos impostos na economia doméstica. Concluiu-se que 67% dos portugueses considera que os impostos terão um impacto negativo na sua economia privada, em comparação com a média europeia (47%).

Dos inquiridos, 64% afirma ainda que os impostos levam a consumir menos do que antes, valor este superior à média europeia que é de 46%.

Para além disso, 75% refere que os impostos têm um grande impacto no preço de bens e serviços, tornando-os mais caros, percentagem também superior às respostas da média dos consumidores europeus que se situa nos 62%.

O ECPR 2018 revelou que os portugueses conseguem poupar em média 193€ por mês comparado com o ano passado que registou os 80€. A média europeia do ano passado era de 385€ e este ano de 255€.

Apesar de conseguirem poupar mais, nos últimos doze meses, 38% dos portugueses não pagou as suas contas no prazo estabelecido, valor este inferior ao ano anterior que foi de 41%.

Durante os últimos seis meses, os portugueses pediram em média empréstimos de 2.239€ para pagar contas valor superior à média europeia que é de 1.839€.

Pagar após o prazo limite continua a ser uma realidade nos dias de hoje. Os portugueses inquiridos referiram que as contas de televisão (24%), gás, água e eletricidade (23%) e os empréstimos (19%), são as que mais pagam após o prazo limite. Em 2017 os valores situavam-se em 20%, 23% e 15% respetivamente.

Esquecimento (57%) e a falta de dinheiro para pagar (38%) são os principais motivos mencionados para justificar o atraso de pagamento. O ano passado, as percentagens foram de 54% e 42% respetivamente.

Os portugueses (28%) continuam a comprar bens de consumo com plano de pagamento, crédito ou utilizando dinheiro emprestado, percentagem esta ligeiramente superior em relação ao ano anterior (26%).

Pedir empréstimos, nomeadamente ao banco (37%) e à família (33%) continuam a ser as opções mais utilizadas pelos inquiridos.