Questões financeiras causam tensão nas relações dos portugueses

Casais ficam presos a relações indesejadas devido à situação financeira

Hoje celebra-se o Dia dos Namorados, e a Intrum apresenta resultados do seu estudo European Consumer Payment Report, que cerca de 24% dos inquiridos concorda que as questões financeiras se manifestam como uma fonte de tensão entre os casais e que há alguma dificuldade em falar abertamente sobre finanças com o seu par.

O estudo demonstra ainda, que este fenómeno sendo comum a ambos os sexos, tem um destaque acentuado nas mulheres (28%) quando comparado com os homens (20%).

Os resultados do estudo afirmam que também 16% dos casais portugueses, não terminam o seu relacionamento devido à sua situação financeira. Os casais ficam presos numa relação indesejada, o que tem uma contribuição negativa para o seu bem-estar. Esta tendência aumentou 2% face a 2018.

O grupo etário dos 38 aos 54 anos é onde esta situação assume maior relevância.

Apesar das dificuldades na comunicação entre os casais portugueses relativamente às suas finanças, a verdade é que Portugal se encontra bem situado quando comparado com os restantes países da Europa, com uma percentagem de 16%. A Roménia é o país onde se encontram mais dificuldades neste tópico, com uma percentagem de 76%, por oposição a Holanda e a Dinamarca são os países onde os casais têm maior abertura para falar sobre temas financeiros, com uma percentagem de 12%.

Para obter o exemplar do estudo siga esta ligação.