Como escolher um parceiro de cobrança de dívidas

Uma empresa de cobrança de dívidas ajuda a assegurar pagamentos mais rápidos, mas também pode contribuir com mais para a sua organização. Considere as suas necessidades e como a sua agência de cobranças o pode ajudar a satisfazê-las

Tempo é dinheiro

Com que rapidez um parceiro de cobrança de dívidas pode receber o pagamento? Isso irá variar, dependendo do valor e complexidade do crédito e da existência de alguma disputa. O produto, o tipo de conta e a localização geográfica do cliente também podem ter efeito.

Em última análise, quanto mais informação disponibilizar sobre quem lhe deve dinheiro, mais fácil será fazer a recuperação do crédito. Uma agência de cobrança de dívidas respeitável será capaz de fornecer informações sobre o número médio de dias que leva para resolver um caso.

Processamento de dados

A forma como as empresas tratam os dados pessoais dos clientes sempre foi importante, e com o RGPD, foram impostos requisitos ainda mais rigorosos para o tratamento e acesso aos dados. Qualquer agência de cobrança de dívidas deveria ser capaz de documentar a forma como utilizam os dados dos seus clientes. Esta informação deve estar disponível para todos,  e de preferência no seu website.

Algumas empresas de cobrança de dívidas oferecem um portal online onde o seu cliente pode ter uma visão geral e o estado da sua conta, sem ter de fazer contacto directo com a empresa de cobranças. Esta plataforma deve ser intuitiva e fácil de utilizar.

Digitalização e soluções baseadas em dados

Considere o valor que um parceiro de cobranças pode oferecer, em termos de serviços adicionais e utilização de dados. A maioria das empresas de cobrança de dívidas armazena  grandes quantidades de dados, mas como é que os utilizam? Por exemplo, desenvolvem produtos específicos, ou utilizam dados para a segmentação dos clientes? O bom uso dos dados significa que o seu parceiro compreende as tendências do mercado e como adaptar a comunicação com os clientes em conformidade.

Cada vez mais, os clientes também esperam opções digitais para a comunicação e o pagamento. Encontrar um parceiro que tenha investido nestas tecnologias irá melhorar a experiência dos seus clientes.

Olhar para toda a cadeia de valor

É importante que sinta que os seus clientes estão bem atendidos. Deve, por isso, poder perguntar à empresa de cobranças de dívidas que ferramentas utilizam para cobrar os seus créditos e medir a satisfação com os seus clientes, bem como que etapas podem assumir no seu próprio processo de gestão de crédito.

Veja a cadeia de valor no seu todo que a empresa de cobranças oferece. Taxa de sucesso, tempo de crédito, opções de pagamento e experiência do cliente são factores que terão um impacto directo no resultado final e reduzirão as perdas.

Quais são as suas necessidades?

Cada empresa tem necessidades diferentes. É importante considerar as suas necessidades em termos de volume e tipo de casos e da fase em que necessita de assistência. É possível que precise de ajuda para o envio de cartas de recordatórias, na fase inicial do incumprimento,  ou talvez soluções legais para fases mais tardias do processo de cobrança. Ter um parceiro que possa fornecer serviços em todas as fases do ciclo de vida do crédito dá-lhe a máxima flexibilidade.