Recuperação de empréstimos a PME’s - a melhor abordagem

Nos últimos anos assistiu-se a um enorme aumento dos empréstimos às pequenas e médias empresas (PMEs), com governos e bancos a oferecerem empréstimos adicionais durante a pandemia. Os bancos enfrentam agora o desafio de recuperar o dinheiro

A abordagem a adoptar pelos bancos varia de acordo com as suas circunstâncias e do perfil dos mutuários. Uma vasta gama de opções pode ser implementada, desde a contratação interna de profissionais de cobranças,  reforçando a equipa já existente, até à externalização, venda de dívida e carve outs de carteiras ou partes do negócio (ex: área da Recuperação).

Internamente

Ampliar as operações existentes é problemático, já que desvia tempo, investimento e outros recursos do foco principal do negócio. É difícil para as equipas internas que utilizam sistemas herdados igualarem a eficiência necessária com volumes tão elevados.

Externalização

A maioria vai requerer suporte adicional de terceiros. Isto tem a vantagem de adicionar de imediato profissionais qualificados com acesso a tecnologia líder ao esforço de recuperação, melhorando a rentabilidade e proporcionando uma excelente experiência de serviço ao cliente.

Venda da dívida

Além disso, alguns bancos podem optar por combinar o apoio de terceiros com a venda de de stock existente, eliminando assim do balanço empréstimos em mora. Isto pode ser estruturado para proporcionar capacidades de serviço contínuo.

Carve out

Um outro passo é separar do banco a unidade de serviço às PMEs. Esta opção permite ao banco passar a operação de cobranças complexas para um fornecedor especializado, ao mesmo tempo que mantém parte da vantagem da melhoria do desempenho e um parceiro de serviço para empréstimos futuros.

Em última análise, os bancos exigem parceiros com experiência que estejam preparados para adoptar uma abordagem customizada. Isso pode ser conseguido simplesmente fornecendo mais pessoas por um período de tempo, ou através de uma combinação de serviço, compra de carteiras de dívidas e capacidade de carve out.

Como empresa de gestão de crédito líder na Europa, a Intrum é um dos principais prestadores de serviços de empréstimos a PMEs. Estamos preparados para ajudar os bancos a encontrar soluções para os seus empréstimos não performing - desde o serviço até à venda de carteiras e a  carve outs. Para falar connosco sobre as suas necessidades, contacte-nos através do seguinte formulário.

System.ArgumentNullException: Value cannot be null.
Parameter name: html
   at HtmlAgilityPack.HtmlDocument.LoadHtml(String html) in C:\Repos\HtmlAgilityPack\HtmlAgilityPack.Shared\HtmlDocument.cs:line 822
   at System.Web.Mvc.Html.PardotHelper.GetFormHTML(HtmlHelper html, PardotFormModel pardotFormModel) in D:\TeamCity\buildAgent\work\9ed4fbe76bf21e75\Intrum.Umbraco\HtmlHelpers\PardotHelper.cs:line 21
   at ASP._Page_app_plugins_pardotform_renderer_cshtml.Execute() in C:\inetpub\Umbraco\app_plugins\pardotform\renderer.cshtml:line 19
   at System.Web.WebPages.WebPageBase.ExecutePageHierarchy()
   at System.Web.Mvc.WebViewPage.ExecutePageHierarchy()
   at System.Web.WebPages.WebPageBase.ExecutePageHierarchy(WebPageContext pageContext, TextWriter writer, WebPageRenderingBase startPage)
   at Umbraco.Web.Mvc.ProfilingView.Render(ViewContext viewContext, TextWriter writer) in D:\a\1\s\src\Umbraco.Web\Mvc\ProfilingView.cs:line 25
   at System.Web.Mvc.Html.PartialExtensions.Partial(HtmlHelper htmlHelper, String partialViewName, Object model, ViewDataDictionary viewData)
   at ASP._Page_Views_Partials_grid_editors_Base_cshtml.Execute() in C:\inetpub\Umbraco\Views\Partials\grid\editors\Base.cshtml:line 20