Dia das Compras na Net

15% dos consumidores europeus dizem não ter o controlo da quantidade de dinheiro que gastam mensalmente em assinaturas digitais.

Sobre a temática da pressão que as redes sociais criam no excesso de consumo e o controlo que os consumidores europeus dizem ter sobre o dinheiro que gastam em assinaturas digitais, fomos analisar os dados da última edição do European Consumer Payment Report.

De acordo com o estudo da Intrum European Consumer Payment Report, 15% dos consumidores europeus dizem não ter o controlo da quantidade de dinheiro que gastam mensalmente em assinaturas digitais (p.ex., plataformas de streaming apps).

Quando analisamos os consumidores portugueses, este valor desce 5 pontos percentuais, situando-se nos 10%. Em sentido contrário, a nossa vizinha Espanha ultrapassa a média europeia em 3 pontos percentuais, ficando nos 18%.
Face à situação económica e social actual é expectável que estes números tenham uma tendência decrescente, mostrando que os consumidores aumentam a sua consciencialização da importância de controlarem melhor as suas finanças pessoais.

Sobre a pressão que as redes sociais criam no excesso de consumo, os dados do ECPR colocam os consumidores portugueses muito acima da média europeia. Em Portugal 60% dos inquiridos afirmam que as redes sociais lhes criaram pressão para consumirem mais do que deviam. Vinte e dois pontos percentuais acima da média europeia de 38%.

Para obter um exemplar do estudo siga a ligação