Dignidade na dívida - libertar-se das dificuldades financeiras

As práticas éticas de cobrança são cruciais não só para facilitar a reintegração das pessoas no sistema financeiro, mas também para contribuir para a saúde geral da economia

A semana passada celebrou-se o Dia das Nações Unidas 2023, o 75.º aniversário da Declaração Universal dos Direitos do Homem. Perante isto, a Intrum orgulha-se de defender o tema do evento – Igualdade, Liberdade e Justiça para todos.

A Intrum é signatária do Pacto Global da ONU desde 2016, trabalhando para integrar os dez princípios de sustentabilidade do pacto no nosso negócio. No actual ambiente económico, acreditamos que os nossos princípios éticos são mais importantes do que nunca, com os consumidores severamente afetados pelas consequências da pandemia global, da guerra na Europa e da crise do custo de vida.

Os preços da energia, dos combustíveis e dos produtos alimentares aumentaram consideravelmente, todos críticos para as necessidades fundamentais das pessoas. Para alguém em situação financeira vulnerável, a forma como uma empresa de gestão de crédito interage com ele pode fazer uma grande diferença

Fazer a diferença

A desigualdade financeira e os problemas de endividamento impedem as pessoas de viverem as suas vidas como desejam e de participarem plenamente na sociedade. Ao trabalhar com pessoas endividadas de forma sensível, pretendemos ajudá-las a encontrar uma solução sustentável e acabar com as suas dificuldades.
Vanessa Söderberg, Diretora Global de Sustentabilidade da Intrum

O artigo 22.º da Declaração Universal dos Direitos do Homem (DUDH) reconhece que os direitos económicos são "indispensáveis" para a dignidade – algo que a Intrum considera fundamental para a prática de cobranças éticas. Os profissionais de gestão de crédito têm muitas vezes a chave para o alívio financeiro e a reabilitação. É essencial tratar as pessoas como indivíduos, ouvir as suas circunstâncias e trabalhar lado a lado com elas para encontrar um caminho a seguir.

Vanessa Söderberg
Manter o dinheiro a fluir na sociedade é importante para a sobrevivência das empresas e de outras organizações das quais as pessoas dependem para o seu trabalho e meios de subsistência.
Söderberg

Na procura do dia livre de dívidas

Conforme publicado no nosso relatório do 3º trimestre de 2023, com a Intrum 5,2 milhões de pessoas ficaram livres de dívidas nos últimos 12 doze meses. Muitas destas pessoas foram efectivamente excluídas do sistema financeiro. A Intrum disponibiliza aos consumidores soluções de pagamento e permite-lhes reintegrarem-se na economia. Isto é bom para as pessoas, as comunidades e a sociedade em geral.

Esforçamo-nos continuamente para tratar os nossos clientes de forma ética e compreensiva em todos os pontos de contacto. Portanto, a jornada do cliente é tão importante quanto o dia em que fica livre de dívidas connosco. Realizamos activamente inquéritos com os clientes dos nossos clientes para acompanhar a sua satisfação do cliente e, a partir do 3º trimestre de 2023, a nossa pontuação média em 12 meses é de 4,3 numa escala de 0 a 5,0.

"Senti-me humano", afirma um cliente bancário do Reino Unido que falou com a Intrum em Junho deste ano. "Obrigado por não não me julgar."

"Neste momento, o dinheiro é difícil, mas [você foi] muito educado e compreensivo com a minha situação. Um telefonema assustador virou agradável", disse outro.

Os valores da Intrum - Ethics, Empathy, Dedication e Solutions também são importantes para as pessoas que trabalham no negócio. "A alegria que ouve na voz de alguém quando está livre, é algo que recordas", diz o representante do atendimento ao cliente da Intrum.

Muitas vezes, quando se termina uma chamada, sabemos que se ajudou essa pessoa, especialmente se ela estiver a passar por um momento difícil", acrescenta outro representante do atendimento ao cliente.

Preparados para o futuro: actualização da estratégia de sustentabilidade

Três anos depois de estabelecer as cinco metas fundamentais de sustentabilidade para 2020-2023, a Intrum está a actualizar a sua estratégia de sustentabilidade e revelará a próxima etapa da sua abordagem em 2024. O ritmo da mudança na compreensão da sustentabilidade e as medidas que as empresas podem tomar para apoiar estes esforços significam que a revisão regular é importante.

Entretanto, o trabalho continua em prol dos objectivos da Intrum de cobranças éticas, criando uma economia sólida, reduzindo o impacto ambiental, garantindo o bem-estar dos colaboradores e a diversidade e a inclusão. Estas metas de sustentabilidade alinham-se com três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas:

• Objetivo 5 - Alcançar a igualdade de género e capacitar todas as mulheres e raparigas
  • Objetivo 8 – Trabalho digno e crescimento económico
  • Objetivo 13 – Acção climática

Em 2022, a Intrum deu novos passos em muitas áreas da estratégia, incluindo:

• Reporte ao projeto Carbon Disclosure e premiado com B (a-f), que avalia os esforços e acções climáticas das empresas para mitigar o efeito das mudanças climáticas
  • Ampliar e agregar categorias às emissões de Scope 3 registadas
  • Introdução de um novo Inquérito de Satisfação do Cliente – com 63.000 inquiridos e uma pontuação média de 4,2 (escala 1-5)
  • Realizar pesquisas aprofundadas com o consumidor para acompanhar a experiência e as preocupações financeiras, chamando a atenção dos legisladores, das instituições financeiras e dos meios de comunicação social.