European Consumer Payment Report 2023 - Resumo

Todos os anos, a Intrum inquire mais de 20 000 consumidores em toda a Europa para compreender os seus hábitos de consumo e a forma como as famílias gerem mensalmente as suas finanças domésticas.

Nos últimos tempos, os consumidores têm sido confrontados com uma série de desafios, desde a pandemia Covid-19 à instabilidade geopolítica, ao aumento das taxas de juro e à crise do custo de vida. Compreender o impacto destes eventos na vida real das pessoas, permite à Intrum e aos nossos clientes ser mais empáticos e eficazes.

Este ano, 35% dos consumidores disseram que foram forçados a ignorar - pelo menos um pagamento de uma factura, nos últimos 12 meses, 43% deles por falta de dinheiro. Enquanto isso, mais de um terço dos entrevistados disseram ter menos de um mês de poupança para recorrer.

Também é revelado na pesquisa: 

  • Os consumidores expressam a sua desaprovação de práticas comerciais antiéticas;
  • Qual o valor que os consumidores estão a gastar a mais e quais os países que mais estão a sofrer;
  • O impacto da "acumulação de subscrições" e a modalidade comprar agora, pagar mais tarde bens/serviços;
  • Níveis de educação financeira e o seu efeito em cadeia no comportamento.

Para informações exclusivas sobre as finanças do consumidor e tendências de pagamento, assista ao resumo executivo do European Consumer Payment Report, apresentado pela economista sénior Anna Zabrodzka-Averianov. 

Obter os relatórios

European Consumer Payment Report 2023

Portugal