White Paper - Banca & Financeiras

Publicamos o primeiro de uma nova série de White Papers específicos por sector, com comentários aprofundados sobre os desafios que as empresas actuais e os seus clientes enfrentam no actual ambiente económico.

Os bancos e as empresas financeiras devem seguir uma linha tênue em 2023, apoiando os seus clientes em tempos difíceis, ao mesmo tempo que gerem a sua própria exposição ao risco e procuram novas oportunidades de crescimento. O artigo foi lançado em 17 de março de 2023 e é o primeiro documento de três sectores importantes.

No White Paper, destacamos os principais temas que irão dominar o sector em toda a Europa este ano e oferecemos reflexões sobre como se pode enfrentar estes desafios:

  • Clientes que lutam por compreender e fazer frente à alta inflação
  • A débil educação financeira afecta a gestão de dívidas incobráveis
  • Continua disparidade de género nas finanças

Com a inflação elevada e os consumidores a lutar para fazer face às despesas e chegar ao fim do mês, dois em cada três bancos e empresas financeiras estão preocupados com o aumento dos incumprimentos no pagamento da dívida este ano e um número semelhante espera que os clientes tenham dificuldade em pagar atempadamente e na totalidade.

No entanto, há muito que podem fazer para ajudar – desde a adopção de melhores comunicações até ao aumento da literacia financeira e à melhoria das soluções digitais.

2022 foi um ano muito sólido para o sector bancário e financeiro, principalmente graças ao forte aumento da margem financeira impulsionado pelo endurecimento das políticas monetárias, enquanto a qualidade dos activos dos bancos permaneceu forte
Anna Zabrodzka-Averianov, Economista Sénior, Intrum