Black Friday – A tentação bate à porta

Com a Black Friday agora alargada de um dia de descontos para semanas de ofertas tentadoras no retalho e acumulação de publicidade, está a ter dificuldades em resistir ao atractivo de uma pechincha? Se assim for, não está sozinho.

É extremamente difícil ignorar os descontos e o marketing astuto lançado para nós, nesta época do ano. A tentação de gastar demais é intensa. No entanto, existem muitas razões para pensar cuidadosamente antes de gastar – desde manter uma carteira saudável, até fazer a nossa parte pelo ambiente.

Aqui estão alguns pensamentos para fazê-lo parar antes que as suas finanças sofram com a Black Friday...

Precisa mesmo?

  • Os resíduos aumentam: A última pesquisa sobre consumo da Intrum entrevistou 24.000 pessoas em toda a Europa e descobriu que cada vez mais nos sentimos incomodados com os resíduos gerados por descontos sazonais – dois em cada cinco dizem que é o caso. As ofertas encorajam-nos a comprar mais do que precisamos e isso não é bom para o planeta.
  • O dinheiro é escasso: com três em cada dez a lutar para chegar ao fim do mês e esperando faltar ao pagamento de uma conta de serviços públicos nos próximos 12 meses, para muitos de nós agora não é o momento para gastar dinheiro. No nosso inquérito, 67% disse que gostariam de comprar bens e serviços mais sustentáveis, mas o aumento do custo de vida está a dificultar. Se tem dificuldades, então uma opção é afastar-se de gastos desnecessários este ano.
  • Reparar e reutilizar: os consumidores dizem-nos que estão cada vez mais a reparar e a reutilizar artigos antigos em vez de comprarem novos – quase sete em cada 10 estão a fazê-lo (67 por cento). Boas notícias para o ambiente e para as suas finanças, por isso, se puder: compre em artigos em segunda mão, venda as coisas que já não quer e veja o que pode ser arranjado, dando-lhes uma nova vida.

Ainda a comprar?

  • Ainda tentado a aproveitar as ofertas? Talvez tenha poupado algum dinheiro para a época de descontos e esteja disposto a esticá-lo o mais possível. Aqui estão os nossos conselhos para gastar sabiamente...
  • Precisa mesmo? Tente não se deixar levar pela avalanche de publicidade. Pare e pense se realmente precisa do artigo e se o compraria de qualquer forma. Se assim for, o tempo de descontos pode ser um óptimo momento para fazer uma compra importante.
  • Elabore uma lista: Faça uma lista dos artigos que está à procura e mantenha-se fiel a ela. Assim, não se desviará do roteiro pelas pechinchas que entram pela caixa do seu email ou enchem o ecrã de televisão.
  • Verifique a oferta: O facto de anunciar que é uma oferta da Black Friday, não significa que seja automaticamente mais barato. Assim é sensato comparar o custo com os preços normais e outros retalhistas.
  • Mantenha o seu crédito sólido: o crédito é inevitável. No entanto, é importante estar consciente das compras que realiza. Assegure-se sempre de que é capaz de pagar o seu saldo para que as compras de oportunidades não se transformem numa dor de cabeça de dívida de Ano Novo.
  • Tenha cuidado com a fraude: se um negócio parece bom demais para ser verdade, provavelmente é. A Black Friday é uma época popular para golpes, portanto, certifique-se que compra em lojas de confiança.

Em última análise, a sustentabilidade e o custo de vida são duas excelentes razões para reduzir as compras com descontos. Quase três quartos (72 por cento) das pessoas que inquirimos disseram que estão a comprar menos do que antes de os preços começarem a subir, por isso, se está a reduzir no consumo, não está só. As facturas de compras online e de comércio electrónico são aquelas onde há maior probabilidade de falhar o pagamento quando os tempos ficam difíceis.

Se já teve problemas, não ignore o problema. Fale com os seus credores para encontrar uma solução. Na Intrum, estamos sempre aqui para ajudar.

Obtenha mais informações

Este artigo baseia-se nos insights do estudo European Consumer Payment Report 2022 da Intrum. Pode obter um exemplar do relatório completo aqui.