Conferência Incumprimento em tempo de Inflação e Alta de Juros

Intrum analisou e debateu “Incumprimento em tempo de inflação e alta de juros”

“Não existe só um aumento no incumprimento, mas também um aumento no número de incidências”

A Intrum Portugal, empresa líder na indústria de Serviços de Gestão de Crédito, convidou várias entidades e individualidades ligadas ao setor financeiro, comunicações e utilities para analisar e debater o comportamento de empresas e consumidores face aos pagamentos e incumprimento.

Tendo por base o ECPR - European Consumer Payment Report, Estudo anual da Intrum que analisa a vida quotidiana dos consumidores europeus, os seus hábitos de consumo e a forma com gerem os seus orçamentos domésticos, a Conferência “Incumprimento em tempo de inflação e alta de juros” trouxe a Portugal a Economista Sénior da Intrum, Anna Zabrodska-Averianov.

Luís Salvaterra, Diretor-Geral da Intrum Portugal

De acordo com Luís Salvaterra, Diretor-Geral da Intrum Portugal, “Este encontro fez o retrato fiel dos muitos consumidores europeus, onde se incluem os portugueses, e como estão a enfrentar e a responder aos atuais desafios financeiros. Nesta conjuntura, que os deixa entre a inflação e os juros elevados, a redução dos gastos, pensando cuidadosamente antes de se endividarem, é a atitude correta e fundamental, seguida por todos os consumidores responsáveis. Mas sabemos que há alguns que se sentem sobrecarregados com a escala do problema e não sabem o caminho que devem seguir. São esses que precisam de aconselhamento e apoio.

Já Anna Zabrodska-Averianov salientou que “na atual situação financeira que se vive na Europa, o ónus recai sobre as empresas de serviços financeiros e outros credores para garantir que os seus clientes possam aceder a apoio e aconselhamento em caso de dificuldades. Embora muitos tenham feito um grande esforço durante a pandemia, é provável que o impacto financeiro da crise atual seja ainda mais significativo.

Anna Zabrodzka-Averianov, Economista Sénior Intrum

No balanço efetuado sobre o comportamento dos consumidores portugueses face à atual conjuntura, de inflação e juros elevados, todos os intervenientes referiram o aumento na dificuldade em cumprir os seus compromissos.
Na última intervenção da Conferência da Intrum, com o mote “Perspetivas e Desafios dos Particulares”, a oradora Martta Oliveira, Diretora de Operações da Cofidis, afirmou mesmo que “O incumprimento vai aumentar e agravar-se, mas não existe só um aumento no incumprimento, verifica-se também um aumento no número de incidências.” Martta Oliveira acrescentou ainda que “A simbiose entre a tecnologia e o ser humano vai marcar a diferença para conseguirmos ter um impacto na vida dos nossos clientes e ajudá-los a resolver os seus problemas financeiros. É importante conhecer o cliente, o seu contexto e adaptar as funções a eles, juntamente com uma alavanca da tecnologia”.

A Conferência contou ainda com a participação de Manuel Queiroz Ribeiro, do Banco Português de Fomento.