Desafios da economia digital

A economia digital está a criar novos desafios

A economia digital está a criar novos desafios e é comum os europeus serem apanhados de surpresa com o valor que as suas subscrições podem acumular ao final do mês.

Todos os anos realizamos dois inquéritos abrangentes sobre os efeitos dos atrasos de pagamento, no desenvolvimento e crescimento das empresas. O último European Consumer Payment Report revela que quase metade dos consumidores no nosso estudo (45 por cento) afirma ter ficado surpreendido com a rapidez com que os gastos com assinaturas aumentam sem que se apercebam, e a proporção aumenta ainda mais em países como a Grécia (67 por cento), Irlanda (62 por cento) e Finlândia (55 por cento). Os portugueses aparentam estar mais atentos a esta situação, com 39% a dizer ficar surpreendido com o valor que as suas subscrições podem acumular ao final do mês.

No mundo actual, onde a economia digital impera, consumidores e empresas estão obrigados a lidar com novos desafios. As aplicações móveis facilitam a que os consumidores se registem para subscrições diversas - desde serviços de TV/filmes e streaming de música, revistas digitais, até entregas regulares de comida, perdendo a noção de quanto realmente estão a gastar.

O fenómeno das subscrições pode ser problemático porque os pagamentos são frequentemente automáticos, o que significa que as pessoas facilmente se podem esquecer de quantas assinaturas têm activas. Além disso, os valores cobrados geralmente são relativamente baixos individualmente, mas quando somados, podem representar uma parcela significativa do orçamento mensal.

Para muitos consumidores, a gestão das subscrições pode ser desafiadora, especialmente se não acompanharem de perto as suas despesas mensais. Isto pode levar a problemas financeiros, como um arrombo no orçamento, falta de dinheiro para despesas importantes ou até mesmo dívidas acumuladas.

Para evitar estas situações, é importante estar atento aos custos das subscrições e avaliar regularmente se estão a obter um valor real de cada uma delas. Além disso, é recomendável cancelar quaisquer assinaturas que não estejam a ser utilizadas ou que não tragam valor significativo à nossa vida. Esta prática pode ajudar a manter as finanças pessoais em ordem e evitar surpresas desagradáveis no final do mês.

Para obter um exemplar clique aqui.