Dia do Pai

Mais de 80% das famílias portuguesas temem impacto causado pelo aumento da inflação

• 53% dos pais portugueses têm uma poupança adicional para uma eventual recessão;
  • 68% poupam mais dinheiro como rede de segurança para os filhos;
  • 67% dos pais alertam os seus filhos para que não contrariem dívidas;

Amanhã, dia 19 de março, comemora-se o Dia do Pai e a Intrum procurou saber o que pensam as famílias portuguesas sobre o aumento da inflação e necessidade de poupança através do seu mais recente estudo, o European Consumer Payment Report (ECPR).

De acordo com os resultados obtidos, 81% das famílias portuguesas demonstraram uma grande preocupação face à inflação, nomeadamente, no que diz respeito à subida do preço dos combustíveis, produtos alimentares e outros itens do quotidiano. Esta preocupação é mais acentuada comparativamente aos restantes países europeus, uma vez que a média europeia se situa nos 69%.

Com o aumento da inflação, os pais portugueses têm demonstrado uma maior preocupação face aos tempos difíceis que se aproximam e, por isso, assegurar o futuro dos seus filhos e o equilíbrio das suas finanças são, neste momento, a prioridade das famílias.

A Intrum revelou que 53% dos pais portugueses têm como objetivo criar uma poupança adicional em caso de recessão – percentagem esta superior à média europeia que se situa nos 40%. Um indicador do estudo ECPR demonstrou também que 30% dos portugueses inquiridos consideram que garantir um melhor futuro para os seus filhos/netos é uma das suas principais razões para poupar todos os meses.

De acordo com Luís Salvaterra, Diretor-Geral da Intrum Portugal, “os pais portugueses estão cada vez mais preocupados com o futuro dos seus filhos. Em Portugal, 68% afirmaram pôr mais dinheiro de lado como rede de segurança para os seus filhos, sendo este valor significativamente superior ao que se regista na Europa, que se fica pelos 56%”.

Com a subida dos preços dos combustíveis, dos produtos alimentares e dos gastos gerais do dia a dia, as famílias têm um desafio acrescido para conseguir encontrar um equilíbrio financeiro. Ao mesmo tempo, têm revelado uma maior preocupação em passar aos seus filhos a importância de uma boa gestão financeira. De acordo com o ECPR, estudo desenvolvido pela Intrum, 67% dos pais portugueses alertam os seus filhos para que não contraírem dívidas. Na Europa, a média é de 60%.

Os dados demonstram ainda que os pais têm passado mais tempo com os filhos (61%), para os ajudar a compreender os principais termos e princípios de gestão financeira, para que estes tenham boas bases para a gestão das suas próprias finanças no futuro, valor acima da média europeia (57%). Curiosamente, são as famílias de baixo rendimento (70%) que têm uma maior preocupação face a esta questão, já que as famílias de médio rendimento (59%) e alto rendimento (65%) apresentam níveis de preocupação inferiores.

Para obter um exemplar do estudo siga a ligação