Agarrar a felicidade

O dinheiro não pode comprar felicidade, mas as dificuldades financeiras sem dúvida podem criar stress e impedem as pessoas de viverem a vida em pleno. No Dia Internacional da Felicidade, data assinalada pelas Nações Unidas, a Intrum analisa formas de os consumidores se protegerem e melhorarem o seu bem-estar financeiro.

Finanças saudáveis são um elemento-chave do bem-estar. Quando temos o controlo do nosso dinheiro podemos satisfazer as nossas necessidades essenciais e as da nossa família e simultaneamente trabalharmos para atingir metas mais abrangentes. Porém quando surgem dificuldades financeiras, estas podem ter um efeito significativo no nosso bem-estar geral. Inclusivamente a expectativa de problemas financeiros futuros pode ter um efeito negativo na vida atual.

Preocupações financeiras em expansão

No Relatório Europeu de Pagamentos ao Consumidor de 2022 da Intrum, quase seis em cada dez (58%) das 24.000 pessoas inquiridas afirmaram que as suas preocupações com o aumento das facturas estão a ter um efeito negativo no seu bem-estar geral.

European Consumer Payment Report 2022 da Intrum

As preocupações dos consumidores estão a alastrar-se à medida que a tendência de alta dos preços das casas, que já dura uma década, vacila. De acordo com o Eurostat, esta situação é particularmente grave onde existem elevados níveis de endividamento das famílias, como nos países nórdicos da Noruega, Suécia, Dinamarca e Finlândia. [1]

No relatório da Intrum, oito em cada dez disseram estar preocupados com o aumento dos preços dos produtos alimentares (82%) e o aumento do custo dos combustíveis e da energia (80%). As altas taxas de juros também estão a causar noites de insónias. Mais de metade (59%) afirmou que o seu bem-estar financeiro piorou em comparação com o ano anterior.

A educação financeira deficiente exacerba as preocupações com o futuro, e um quarto daqueles que apenas entendem os conceitos básicos das suas finanças dizem que os preocupa que a alta inflação dure para sempre. Este valor compara com 14% dos que têm confiança na forma como gerem as questões financeiras.
Para aumentar o seu nível de felicidade em geral, faz sentido controlar as suas finanças e melhorar o seu conhecimento nesta área.

As preocupações financeiras não estão claramente separadas do resto das nossas vidas. Sabemos, por falar com os nossos clientes, que estes problemas afectam outros aspetos da vida e prejudicam o seu bem-estar, inclusive agravando ou causando problemas de saúde mental.
No entanto, a nossa pesquisa mostra também que os tempos difíceis, como a Covid-19 e a atual crise do custo de vida, motivam as pessoas a assumir o controle das suas finanças. Na Intrum, acreditamos que a melhor forma de combater o stress financeiro é enfrentar o problema, procurar ajuda e aprender a gerir melhor o seu dinheiro. Há sempre uma saída para a dificuldade.

Educação financeira

A educação financeira é um elemento-chave do bem-estar financeiro. Aprender a definir um orçamento, controlar gastos e economizar dinheiro para despesas inesperadas são conhecimentos, independentemente do nível de rendimento. Na Intrum, criámos um modelo de orçamento fácil de usar e de download gratuito que pode começar a usar hoje.

Se está a receber cartas de cobrança de dívidas ou está atrasado nos seus pagamentos, é importante enfrentar o problema e falar com os seus credores para encontrar uma solução. Pode parecer assustador, mas todos os dias falamos com consumidores que estão aliviados por terem tido a coragem de pegar no telefone ou entrar no portal online. Não tenha receio de entrar em contacto.

Como melhorar a sua educação financeira

Aprender a gerir o seu dinheiro não tem de ser aborrecido. Existem muitas formas de melhorar os seus conhecimentos – aprendendo sozinho ou com outras pessoas. Aqui estão algumas ideias:

  • Leia livros e artigos: muitas pessoas gostam de ler livros e artigos sobre finanças pessoais, gestão de dinheiro e investimentos. O conhecimento é poderoso e permite-lhe que assuma o controle.
  • Podcasts e redes sociais: Há muito conteúdo disponível para aprender mais sobre finanças pessoais. Os podcasts e plataformas de redes sociais oferecem as mais recentes experiências e conhecimentos.
  • Participe em workshops e seminários financeiros: bancos, cooperativas de crédito e instituições financeiras oferecem workshops e seminários onde pode aprender sobre orçamentos, poupanças e investimentos.
  • Utilize recursos online: as ferramentas de planeamento financeiro e elaboração de orçamentos, as calculadoras de investimento e cursos estão disponíveis online – consulte-os sempre que necessitar.
  • Participe num programa de educação financeira: procure online ou na sua área as iniciativas que são oferecidas. Estes programas oferecem aprendizagem estruturada e apoio. Também pode conhecer outras pessoas que estão na mesma viagem.
  • Consulte um consultor financeiro: um consultor financeiro pode ajudá-lo a criar um plano financeiro personalizado baseado nos seus objectivos e tolerância ao risco. À medida que acumula poupanças, novas opções surgirão para si.

[1] Fontes: Eurostat: Índice de preços da habitação (2015 = 100) - dados trimestrais, Rácio dívida/rendimento bruto das famílias (2021).