Dia Mundial do Ambiente

Portugueses estão a comprar menos para reduzir impacto ambiental

Estudo da Intrum revela que portugueses estão a comprar menos para reduzir impacto ambiental

  • 68% dos portugueses não comprariam bens a empresas que soubessem ser responsáveis por prejudicar o meio ambiente;
  • 69% afirmam comer mais sobras do que costumavam, em vez de comprar novos alimentos, para reduzir o seu impacto sobre o ambiente;
  • 76% afirmam, cada vez mais, consertar e reciclar artigos velhos, em vez de comprar artigos novos;
  • 73% revelam não poder viver de forma tão sustentável como gostariam, uma vez que os produtos amigos do ambiente têm um custo muito elevado;

Celebra-se o Dia Mundial do Ambiente, o European Consumer Payment Report – ECPR, estudo da Intrum, revela que os portugueses se mostram cada vez mais preocupados com o ambiente e em manter atitudes sustentáveis.

No inquérito efetuado, 68% dos portugueses inquiridos respondem que não comprariam bens a uma empresa que soubessem ser responsável por prejudicar o meio ambiente. Um valor superior à média europeia que se situa nos 52%.

Com 150 países a participar no Dia Mundial do Ambiente, dia a 5 de junho, o programa das Nações Unidas para o Ambiente está a incentivar os governos, organizações e indivíduos a fazerem mudanças para ajudar a proteger o planeta.

Durante um ano de eventos climáticos extremos, incluindo inundações devastadoras na Alemanha e incêndios florestais na Grécia, o estudo da Intrum demostra que, cada vez mais, os consumidores penalizam empresas sem preocupações ambientais.

As empresas enfrentam uma penalização por atrasos de pagamento

De acordo com o estudo da Intrum, três em cada 10 inquiridos (29%) afirmam que não se sentiriam culpados de pagar a uma empresa mais tarde do que o acordado, se considerassem que a empresa não era ética. Em Portugal, a percentagem é mais elevada, registando os 32%.
As empresas terão assim, de prestar mais atenção às questões éticas e ambientais, caso queiram manter a lealdade dos clientes e proteger o seu fluxo de caixa.

Os consumidores estão também a virar-se contra o desperdício

A Intrum revela ainda que os consumidores portugueses (68%) criticam o desperdício e afirmam que estão ativamente a comprar menos para reduzir o impacto ambiental. Valor este superior à média europeia (57%).
Para além disso, 69% afirmam comer mais sobras do que era hábito, em vez de comprar novos alimentos, para reduzir o seu impacto sobre o ambiente.

A importância de proteger o ambiente ganhou uma maior dimensão com o impacto da pandemia COVID-19, revelando que 76% dos inquiridos, cada vez mais, consertam e reciclam artigos velhos, em vez de comprar artigos novos.

Ético é igual a caro

Esta é uma boa notícia para o planeta, no entanto, o custo está a atrasar os consumidores - 58% revelam não viver de forma tão sustentável como gostariam, uma vez que os produtos amigos do ambiente possuem um custo muito elevado.

De acordo com o Diretor-geral da Intrum Portugal, Luís Salvaterra, “O ECPR, estudo da Intrum, revela que os consumidores, especialmente a geração mais jovem que está a começar a exercer o seu poder de consumo, define os seus padrões de consumo como forma de fazer pressão em torno das questões climáticas. Ao centrarem-se na sustentabilidade, empresas de todas as dimensões podem equilibrar os seus riscos, manter um fluxo de caixa saudável e estarem mais bem preparadas para prosperar e crescer.”

Para obter uma exemplar do estudo siga a ligação