Dia Mundial do Turismo

Estudo da Intrum revela que portugueses continuam a poupar para viajar

Na data em que se comemora o Dia Mundial do Turismo*, a Intrum procurou perceber os principais motivos de poupança dos portugueses e viajar é um dos se destaca.

O European Consumer Payment Report, estudo da Intrum, revelou que, para os portugueses (35%), viajar aparece na primeira metade da tabela das principais razões para poupar dinheiro todos os meses. Valor este ligeiramente superior ao período homólogo de 2020 que atingiu os 34%. Esta percentagem já esteve bem mais elevada, registando os 42% nos anos 2017/2018, quando não havia vestígios de uma pandemia mundial.

Quando comparamos com a média europeia (43%), em que poupar para viajar aparece em segundo lugar no ranking de 9 razões para poupar, 3 pontos percentuais acima de 2020. Em relação a Espanha, 43% diz que poupa para viajar, tendo este motivo para poupar passado da terceira para a segunda posição em 2021 (40% em 2020).

Portugal fica a uma distancia de 8 pontos percentuais respectivamente e poupar para viajar aparece na quarta posição.

O estudo da Intrum demonstra ainda que as mulheres (35%) poupam mais para viajar em comparação com os homens (34%). A Geração Z (44%) são quem mais poupa para viajar. Seguindo-se as faixas etárias dos 22 aos 37 anos e com mais de 65 anos, com uma percentagem de 39%. Em último lugar encontra-se a faixa etária dos 38 aos 44 anos com uma percentagem de 22%.

O ECPR demonstra que as pessoas com estudos universitários ou técnicos (38%) são quem mais poupa para viajar.

Face ao cenário económico e social em que o mundo vive e em particular a Europa e que para todos, seria pura ficção até Fevereiro deste ano, a expectativa é grande quanto aos resultados do estudo ECPR 2022, a publicar brevemente.

*Desde 1980, o Dia Mundial do Turismo pretende promover a tomada de consciência sobre o valor social, cultural, político e económico do turismo e a contribuição desta actividade para serem alcançados os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.