Portugal no ranking dos países que mais se endivida no Natal

Portugal no ranking dos países que mais se endivida no Natal
Estudo da Intrum conclui que estamos em 10º no ranking de 24 países

A poucos dias do Natal, o ECPR 2021 – European Consumer Payment Report, estudo da Intrum, conclui que Portugal se encontra em 10º lugar no ranking dos 24 países onde os consumidores mais se endividam durante o Natal. O “Top 3” dos países mais endividados são: a Irlanda, Grécia e Reino Unido.
De acordo com o ECPR 2021, unir a família e responder às suas expectativas, são as razões pelas quais, um em cada cinco pais europeus (16%) afirmam contrair mais dívidas durante a época natalícia. Em Portugal o valor é igual ao da média europeia.

O estudo demonstra que são as famílias com filhos (20%) que sentem mais esta questão, em comparação com as famílias sem filhos (13%). A média europeia é de 21% e 12% respetivamente.
São também as pessoas com rendimentos mais baixos que mais contraem dívidas durante a época natalícia (23%) em comparação com a média europeia (17%).

Quando analisado por idades, a Intrum conclui que a Geração Z (18-21 anos) assume que irá contrair mais dívidas para comprar presentes de natal (27%), em comparação com a média europeia, que é de 29%. Segue-se os Millennials (22- 37 anos) e a Geração X (38-44 anos) com percentagens de 19% e de 18% respetivamente.
Para Luís Salvaterra, Diretor-Geral da Intrum Portugal, «Para além do mais recente estudo da Intrum concluir que Portugal é um dos países em que as pessoas mais contraem dívidas para comprar presentes e comida numa época festiva como o Natal, o ECPR conclui também que 21% dos portugueses acredita que irá ficar mais endividado no final de 2021 do que alguma vez já esteve. A média europeia é de 17%. As famílias com um rendimento mais baixo e com filhos são quem mais sente esta pressão».

O estudo da Intrum demonstra ainda que Portugal se encontra em 8º lugar no ranking dos 24 países que acredita ficar mais endividado no final do natal de 2021 do que alguma vez já esteve.

Para obter um exemplar do estudo siga a ligação