Será que vamos voltar a celebrar o Natal como era antes da pandemia?

Portugueses consideram que Natal não voltará a ser como antes da pandemia COVID-19

  • Famílias de baixo rendimento são quem mais sente as dificuldades;
  • Faixa etária dos 38 aos 44 é a mais afetada;
  • 62% dos portugueses afirma estar pior financeiramente do que antes da pandemia;
  • Portugal encontra-se no TOP3 dos países mais afetados nos rendimentos;

A pouco mais de duas semanas de celebrar o Natal, esta época natalícia é apreciada por uns e é motivo de preocupação para outros. Comprar presentes de natal para os mais novos e encher a mesa com refeições e doces para toda a família e amigos são algumas das preocupações das famílias portuguesas. Com as consequências da pandemia, as famílias portuguesas sentem uma enorme dificuldade em manter o seu orçamento familiar equilibrado nesta época festiva. Para elas, o Natal não voltará a ser como antes da pandemia COVID-19.

Esta é uma das conclusões do mais recente estudo da Intrum, ECPR - European Consumer Payment Report 2021, que tem por objetivo a partilha do conhecimento e informação sobre a vida quotidiana dos consumidores europeus, os seus hábitos de consumo e a sua capacidade de gerir mensalmente as suas finanças domésticas.

De acordo com o ECPR, mais de metade dos portugueses considera que o Natal não voltará a ser como antes da pandemia (50%). Valor substancialmente mais elevado em comparação com a média europeia (37%).
Dos 50% de inquiridos que concordaram com a afirmação, 48% são famílias com alto rendimento, 50% de rendimento médio e 55% de baixo rendimento.

É sabido que a pandemia afetou de forma significativa os rendimentos das famílias portuguesas. Prova disso é que 62% dos inquiridos afirmou estar pior financeiramente do que antes da pandemia. A média europeia é de 52%.
De acordo com Luís Salvaterra, Diretor-Geral da Intrum Portugal, “quando falamos de faixas etárias, é notório que as idades mais avançadas são quem tem sofrido mais com esta realidade. Dos 38 aos 44 anos, 58% dos inquiridos considera que as suas finanças pioraram em comparação com o período pré-pandemia. Também as faixas etárias de 55-64 e +65 anos, concordam com esta afirmação (56%). Valor muito superior à média europeia que é de 38% e 37% respetivamente”.

Dos 24 países que participaram no mais recente estudo da Intrum, Portugal encontra-se no TOP 3 que considera que o Natal não voltará a ser como antes da pandemia, com uma percentagem de 50%. No topo da tabela, ocupando respectivamente a 1ª e 2ª posição, encontra-se Itália (51%) e Espanha (52%).
Do lado oposto da tabela, destacamos os Países Baixos (26%), a Áustria (26%) e Dinamarca (22%), países que registam as percentagens mais baixas.

Para obter um exemplar do estudo siga por favor a ligação