Estudo da Intrum revela que 72% dos portugueses pensam em cortar nas despesas este ano

Geração Silent e Geração Z em destaque

A pouco mais de uma semana de celebrar o Natal, esta época natalícia é adorada por uns e motivo de preocupação para outros. Comprar presentes de natal para os que mais gostamos e encher a mesa com iguarias e doces para toda a família e amigos são algumas das preocupações das famílias portuguesas.

De acordo com o mais recente estudo da Intrum, European Consumer Payment Report 2023, à medida que os rendimentos reais dos consumidores estagnam ou diminuem, uma grande parte dos consumidores terá de fazer escolhas difíceis sobre como irá enfrentar a situação nos próximos meses, e por isso mesmo, 72% dos inquiridos portugueses afirmaram que poderão vir a gastar menos neste Natal. Valor onze (11) por cento superior à média europeia, de 65%.

O ECPR 2023 revela ainda que são as mulheres portuguesas (78%) que mais irão cortar nas despesas este natal em comparação com os homens (66%). No que diz respeito às faixas etárias, dos 18 aos 21 (77%) e dos 38 aos 44 anos (75%) são quem mais concorda com esta afirmação. Quando falamos especificamente sobre gerações, quem se identifica mais com a afirmação é a Geração Silent (78%) e a Geração Z (74%).

A Intrum acredita que é possível que os consumidores tenham um Natal feliz evitando o risco de dificuldades financeiras. Apresentamos-lhe algumas dicas para se proteger financeiramente:

• Faça um orçamento para a época festiva;
  • Saiba quanto tem para gastar e cumpra o plano;
  • Defina expectativas - Se este ano o dinheiro for escasso, porque não falar com amigos e familiares e decidir não comprar presentes ou fazer um 'Amigo secreto' ou um presente simbólico? De certeza que não é único a ter problemas;
  • Foco nas relações - Não precisa de gastar dinheiro para passar tempo de qualidade com a família e amigos; priorizar as pessoas em detrimento de coisas;
  • Planear o pagamento - Se pedir dinheiro emprestado para financiar o Natal, certifique-se que tem um plano de reembolso sensato e viável.
  • Não fuja do problema - Se estiver com dificuldades financeiras, fale o quanto antes. Dialogue com os seus credores ou procure aconselhamento independente para ajudá-lo a resolver o problema.

De acordo com Luís Salvaterra, Diretor-Geral da Intrum Portugal, “Com a preocupação de que o aumento das contas tenha um efeito negativo no bem-estar dos consumidores, saiba que não está sozinho em ter de fazer malabarismo com as suas finanças. Não deixe que o Natal seja motivo de ansiedade. Na Intrum estamos sempre aqui para ajudar”.

Para obter um exemplar do estudo siga a ligação por favor.