Mudanças climáticas – assumir a responsabilidade a nível empresarial

A questão climática é um dos maiores desafios do nosso tempo e está no topo da agenda da Intrum. Para obter uma visão mais abrangente da nossa pegada climática, durante o ano, expandimos o mapeamento para incluir categorias adicionais de emissões. Ao fazê-lo, podemos assumir mais responsabilidades e abordar a pegada climática que provocamos através das nossas operações, directa e indirectamente.

Assumir a responsabilidade pelo clima e o nosso impacto no planeta é uma responsabilidade empresarial importante. Nos últimos anos, as questões relacionadas com o meio ambiente e a pegada climática ganharam destaque na agenda. A partir do estudo da Intrum, sabemos que os consumidores estão cada vez mais dispostos a afastarem-se de empresas que não cumprem as suas responsabilidades nessa área.

Tudo isto é uma mudança positiva e, como empresa, estamos a trabalhar arduamente para rastrear, reduzir e mitigar a nossa pegada de carbono. O nosso objectivo é alcançar a neutralidade climática antes de 2030 e reduzir as nossas emissões totais de gases de efeito estufa em pelo menos 20% em comparação com 2019.

Mapeamento ampliado

Este ano, a Intrum alterou a metodologia para proporcionar uma imagem ainda mais abrangente da pegada climática do grupo, ampliando o mapeamento de forma a incluir categorias adicionais de emissões de acordo com o Protocolo de Gás de Efeito Estufa. Isto permitirá assumir mais responsabilidades e abordar a pegada climática que resulta das nossas operações, tanto directa quanto indirectamente.

Além de rastrear as emissões de carros próprios no Âmbito 1, adicionámos as fugas de gazes refrigerantes dos nossos escritórios e salas de servidores. Também expandimos o mapeamento de emissões indirectas no Âmbito 3 - viagens de negócios de carro, avião e comboio, passando a incluir noites de hotel, equipamentos de TI adquiridos, deslocação de funcionários e outras actividades que se relacionam com combustível e energia.

Devido à ampliação dos itens reportados, o total de emissões relatadas aumentou de 5.947 para 18.058 toneladas. Em comparação com as mesmas emissões relatadas no ano passado, as emissões totais aumentaram ligeiramente de 5.947 toneladas para 6.551 toneladas – cerca de 10%.

Este aumento é resultado do aumento das viagens após o fim das restrições da pandemia. As emissões gerais baixaram 10% em relação ao valor de referência de 2019. Os níveis relatados vêm principalmente de deslocações de funcionários, equipamentos de TI adquiridos, viagens de negócios e consumo de energia no escritório.

Aumentar a transparência da pegada climática

Como parte do esforço para aumentar a transparência e a responsabilidade sobre questões climáticas, a Intrum fez a sua primeira divulgação completa ao Carbon Disclosure Project (CDP) em 2022, recebendo uma pontuação B. A nota B é superior à média entre as empresas de Serviços Profissionais Especializados (C) e acima da média mundial (C).

A pontuação é o reconhecimento externo de que estamos a tomar medidas coordenadas sobre questões climáticas. Com poucos exemplos de divulgações semelhantes entre os prestadores de serviços de gestão de crédito, esperamos poder estabelecer uma direcção para a nossa indústria.

Vanessa Söderberg, Directora de Sustentabilidade da Intrum

Ela acrescenta: “Abordar o impacto ambiental do nosso negócio é uma parte central da agenda geral de sustentabilidade da Intrum. Esta classificação é uma prova dos nossos esforços para garantir uma boa gestão ambiental, através da medição, gestão, divulgação e, finalmente, redução das nossas emissões de gases de efeito estufa.”

*Revelamos estes números no nosso Relatório Anual de Sustentabilidade 2022, descarregue HOJE o seu exemplar do relatório para saber mais.

Relatório Anual e de Sustentabilidade 2022