Quase metade dos portugueses considera que o Natal não voltará a ser como antes da pandemia

A poucos dias de celebrar o Natal, época natalícia apreciada por uns, mas também motivo de preocupação para outros.

• 16% dos portugueses endividam-se na época natalícia para manter a família unida

Esta é uma das conclusões do mais recente estudo da Intrum, ECPR - European Consumer Payment Report 2022, que tem por objetivo a partilha do conhecimento e informação sobre a vida quotidiana dos consumidores europeus, os seus hábitos de consumo e a sua capacidade de gerir mensalmente as suas finanças domésticas.

De acordo com o ECPR, 43% dos portugueses considera que o Natal não voltará a ser como antes da pandemia. Valor este superior à média europeia que é de 40%, mas inferior ao sul da europa, que foi de 50%. O estudo da Intrum demostra ainda que mais de um quinto dos consumidores europeus espera estar mais endividado do que nunca até o final do Natal.

Em alguns países, este número é ainda maior: na Irlanda, Reino Unido, Grécia e Roménia, mais de um terço dos inquiridos (31%, 36% e 37%, respetivamente) concorda com a afirmação, enquanto em Portugal, 25% dos consumidores acreditam que os gastos de Natal os levarão a um maior endividamento do que alguma vez tiveram. O sul da Europa regista uma percentagem de 27%.

Fonte: European Consumer Payment Report 2022

O mais recente estudo da Intrum afirma ainda que 16% dos portugueses assume uma grande dívida no Natal, de forma a conseguir comprar presentes e comida, uma vez que sente pressão de que assim irá manter a família unida. Os países que mais sentem essa pressão são a Grécia (34%) e Irlanda (29%). A média europeia é de 16%.

De acordo com o estudo ECPR, quatro em cada dez consumidores na Europa afirmam estar desconfortáveis com o nível de desperdício desnecessário nesta época do ano.

A Intrum deixa um conjunto de dicas para as famílias portuguesas se protegerem nesta época festiva propícia a gastos inesperados:

Fazer um orçamento para a época festiva

Saiba quanto tem para gastar e cumpra o plano.

Definir expectativas

Se este ano o dinheiro for escasso, porque não falar com amigos e familiares e decidir não comprar presentes ou fazer um 'Amigo secreto' ou um presente simbólico? De certeza que não é único a ter problemas.

Foco nas relações

Não precisa de gastar dinheiro para passar tempo de qualidade com a família e amigos; priorizar as pessoas em detrimento de coisas.

Planear o pagamento:

Se pedir dinheiro emprestado para financiar o Natal, certifique-se que tem um plano de reembolso sensato e viável.

Não fugir do problema:

Se estiver com dificuldades financeiras, fale o quanto antes. Dialogue com os seus credores ou procure aconselhamento independente para ajudá-lo a resolver o problema.

Com a preocupação de que o aumento das contas tenha um efeito negativo no bem-estar, não deixe que o Natal seja motivo de preocupação extrema. Na Intrum estamos aqui para ajudar. Feliz Natal!