Sustentabilidade na Agenda das Empresas

Empresas perderão clientes senão levarem a sério as suas responsabilidades ambientais

De acordo com o European Payment Report 2023 da Intrum, quase metade das empresas portuguesas (48%) acreditam que perderão clientes rapidamente se não forem percepcionadas como levando a sério as suas responsabilidades ambientais.

Analisando por indústrias, no topo da tabela surge, a Farma, Medicina e Biotecnologia (66%), Mineração e Minerais (63%), Serviços para empresas e Transportes e Logística (60%). Há várias razões pelas quais as empresas podem perder clientes rapidamente se não forem percebidas como levando a sério suas responsabilidades ambientais:

Consciência do Consumidor:

Cada vez mais consumidores estão conscientes das questões ambientais e preferem apoiar empresas que demonstram um compromisso genuíno com a sustentabilidade. Eles podem escolher não comprar produtos ou serviços de empresas percebidas como não sustentáveis e optar por marcas que adoptam práticas mais responsáveis.

Reputação da Marca:

A reputação de uma empresa é fundamental para o sucesso nos negócios. Se uma empresa ganha a reputação de não se importar com o meio ambiente, isso pode afetar negativamente sua imagem e sua capacidade de atrair e reter clientes. Por outro lado, uma reputação positiva de sustentabilidade pode melhorar a confiança do cliente e a lealdade à marca.

Pressão dos Stakeholders:

Além dos consumidores, outros stakeholders, como investidores, accionistas, ONGs e reguladores, estão cada vez mais atentos às práticas ambientais das empresas. Eles podem pressionar as empresas a melhorar sua performance ambiental e punir aquelas que não o fazem, por exemplo, retirando investimentos ou lançando campanhas de desinvestimento.

Impacto Social e Ético:

Muitos consumidores consideram importante apoiar empresas que demonstram preocupação com o meio ambiente e a comunidade. Eles podem evitar empresas que são percebidas como poluidoras ou que não se envolvem em práticas de negócios éticas e socialmente responsáveis.

Legislação e Regulamentação:

As empresas que não cumprem as leis e regulamentos ambientais podem enfrentar consequências legais, multas e danos à reputação. Além disso, as regulamentações ambientais estão se tornando cada vez mais rigorosas em muitas partes do mundo, o que significa que as empresas podem ser forçadas a adotar práticas mais sustentáveis para permanecerem em conformidade.