Especial Perspectiva do CEO

Três quartos dos consumidores está a gastar demais todos os meses ou no limite da sua capacidade financeira

• 35% dos consumidores não pagaram pelo menos uma fatura nos últimos 12 meses, com um em cada três a sentir-se menos culpado por se desviar da data de vencimento em comparação com o ano passado;
  • Três em cada quatro (76%) apenas conseguem atingir o ponto de equilíbrio ou gastam demais todos os meses, com o gasto médio a exceder o seu orçamento em € 232;
  • Um em cada cinco consumidores não tem uma "reserva de liquidez" a que recorrer em caso de dificuldades;
    71 % diz que a “avareza pelo lucro” os impediria de gastar dinheiro com uma empresa.

De acordo com o mais recente documento publicado pela Intrum – Perspectiva do CEO – que revela alguns pontos chave das principais conclusões do estudo European Consumer Payment Report 2023, que estará disponível em meados de novembro, três quartos (76%) dos consumidores estão a ultrapassar o ponto de equilíbrio ou a gastar mais do que o rendimento todos os meses.

De acordo com os últimos dados recolhidos, se analisarmos esta situação por país, o número sobe para 79% dos consumidores do Reino Unido que gastam demasiado ou apenas alcançam o ponto de equilíbrio. Do mesmo modo, os consumidores estão a sentir mais a pressão económica na Suíça (78%), Irlanda (80%), Alemanha (83%) e Grécia (87%). Na Europa, o valor médio mensal das despesas dos que excedem o seu rendimento é de 232 euros.

As conclusões do novo estudo da Intrum revelam um retrato nítido da falta de bem-estar dos consumidores europeus face a um duplo choque de subida das taxas de juro e de inflação elevada. Com as suas finanças pessoais sob pressão, mais de um terço (35%) dos consumidores admite não ter pago atempadamente pelo menos uma fatura nos últimos 12 meses. Esta é a proporção mais elevada no estudo anual da Intrum desde 2019.

A principal razão para o incumprimento das faturas é o facto de os consumidores não terem o dinheiro necessário para as pagar (43%). No entanto, um em cada três inquiridos (31%) afirma sentir-se menos culpado por não respeitar a data de vencimento do pagamento, comparativamente com o ano passado. Esta conclusão sugere que as pessoas acreditam que o incumprimento dos pagamentos é uma consequência natural e necessária de um ambiente económico mais difícil. Países como a Noruega (57%), Grécia (54%) e Suíça (53%) são os que mais se identificam com esta afirmação. Portugal encontra-se no ranking inferior, ao lado da vizinha Espanha, registando 22%.

Metade da população sofreu uma quebra do rendimento disponível e uma em cada cinco pessoas não tem poupanças

Os rendimentos reais dos consumidores estagnam ou mesmo diminuem à medida que a inflação aumenta e o crescimento dos custos dos empréstimos continuam a ser um problema para as famílias europeias. De acordo com a Intrum, 49% dos consumidores afirma que gastam significativamente ou ligeiramente menos dinheiro depois de pagarem artigos essenciais e contas comparativamente com há um ano atrás.

A capacidade de resistência de muitos consumidores está por um fio porque não dispõem de uma "reserva de liquidez" para cobrir despesas inesperadas. É preocupante que, um em cada cinco (20%) admite que não tem poupanças para recorrer e outros 17% , têm poupanças de valor inferior a um mês de rendimento.

Como resultado, mais de três em cada quatro consumidores (78%) poderão exigir um aumento salarial ao seu empregador este ano, enquanto que 41% preveem contrair créditos adicionais para chegar ao fim do mês.
As perspetivas dos consumidores sobre o futuro também pioraram, com apenas 45% a esperar que a sua situação financeira melhore nos próximos 12 meses, alimentando um sentimento mais alargado de mal-estar e descontentamento.

Em média, as pessoas acreditam que a inflação elevada irá durar até ao início de 2025.

A greedflation afasta 71% dos consumidores

Com uma maior pressão sobre os seus rendimentos disponíveis, os consumidores são atraídos por marcas e empresas que demonstram compreender o ambiente em mudança. Metade dos consumidores (50%) diz que é mais provável que gastem dinheiro com empresas que oferecem condições de pagamento flexíveis, como pagamentos parciais, vários métodos de pagamento ou datas de vencimento flexíveis.

Uma maioria mais expressiva (67%) acredita que as empresas deveriam oferecer métodos de pagamento flexíveis aos consumidores durante períodos económicos difíceis.
Olhando para o futuro, 71% dos consumidores afirma que deixariam de gastar dinheiro com uma empresa se pensassem que esta é culpada de "inflação gananciosa", aumentando os seus preços quando os custos sobem, mas optando por não os reduzir quando os custos descem.

Na perspetiva de Andrés Rubio, Presidente e Diretor Executivo da Intrum, "É evidente que os consumidores não são os únicos a sentir-se sob pressão no que respeita às suas finanças pessoais. Milhões de pessoas em toda a Europa enfrentam todos os dias decisões difíceis sobre onde podem e não podem fazer cortes. A dura realidade das faturas em atraso não é o facto de os consumidores não as quererem pagar, mas sim alguns deles simplesmente não as poderem pagar. As empresas que adotam uma atitude desnecessariamente agressiva não verão qualquer melhoria significativa nos recebimentos.”

Em tempos de volatilidade e incerteza, as pessoas podem facilmente sentir-se sobrecarregadas e sem saber para onde se virar. As empresas precisam de encontrar uma solução que funcione para elas e para os seus clientes a longo prazo. Enquanto precursor de uma abordagem ética e justa para a cobrança, o sector da gestão de dívidas desempenha um papel crucial na orientação das empresas. De facto, existe uma oportunidade para criar confiança e garantir uma vantagem competitiva, adotando uma abordagem pragmática e flexível”, acrescenta o Presidente e Diretor Executivo da Intrum.

Obtenha aqui o exemplar da Perspectiva do CEO