O custo do amor - Aumento da inflação está a afetar a vida dos casais portugueses

Celebra-se hoje o Dia de São Valentim

• Aumento do preço de presentes e refeições fora tem impacto negativo na vida romântica;
  • Solução compre agora/pague depois cada vez mais utilizada para cobrir custos de vida social e romântica;
  • 45% dos casais portugueses têm medo que o seu parceiro perca o emprego;

Hoje é Dia dos Namorados e a Intrum apresenta-nos os resultados do seu mais recente estudo European Consumer Payment Report 2022, que conclui que, para 29% dos portugueses, o crescente aumento do preço dos presentes e refeições fora está a ter um impacto negativo na sua vida romântica. Esta consequência está a afetar a vida sentimental das gerações mais novas, uma vez que, são as que mais manifestam o seu descontentamento – a geração Z (18-21 anos) regista uma percentagem de 49% e a geração Millennial (22-37 anos) situa-se com a segunda percentagem mais elevada, atingindo os 37%. A média do Sul da Europa é de 31%, valor este superior ao registado em Portugal.

O estudo demostra também que 45% dos portugueses inquiridos revela uma preocupação acrescida quando confrontados com a possibilidade de o parceiro/cônjuge perder o emprego. Ainda assim, esta percentagem é inferior ao que se verifica em Espanha (48%), Grécia (66%) e Itália (47%). A média do Sul da Europa situa-se nos 51%. Através do ECPR é também possível verificar que são os casais com filhos (56%) e com altos rendimentos (49%) quem revelam mais esta preocupação. De ressalvar ainda que a geração Z (18 -21 anos) é novamente quem manifesta maior apreensão face ao tema (54%).

De acordo com a Intrum, a situação financeira pode ter uma influência decisiva no modo como se conduzem as relações pessoais, nomeadamente, quando há dificuldades financeiras. Exemplo disso é que 16% dos inquiridos afirmaram que comprar presentes para o seu parceiro/cônjuge é a razão mais comum para se endividarem com o cartão de crédito. Esta é uma realidade com maior expressão nos homens (20%) do que nas mulheres (12%). Em Espanha, a percentagem é superior atingindo os 25% e o mesmo se verifica na Grécia, com 26%.

Os casais portugueses não estão a passar a melhor fase financeira, mas ainda assim não deixam de se preocupar com a relação. No estudo ECPR2022, 19% dos inquiridos refere que a solução compre agora/pague depois é cada vez mais utilizada para cobrir custos da vida social e romântica dos casais portugueses. Países como Espanha, Itália e Grécia registam uma percentagem substancialmente superior à de Portugal com 26%, 28% e 26% respetivamente. São também as gerações mais novas as que mais se identificam com esta opção, nomeadamente a geração Z (18-21 anos) que regista uma percentagem de 27%.

Obtenha aqui o seu exemplar do estudo ECPR