Resoluções Financeiras para 2023

À medida que o novo ano avança, é o momento perfeito para fazer aquelas mudanças que tem vindo a evitar. Além de entrar no ginásio, comer saladas e ligar para a sua família com mais frequência, que tal tomar algumas resoluções financeiras?

No nosso estudo European Consumer Payment Report, constata-se que as pessoas em toda a Europa estão mais preocupadas do que nunca com as suas contas e que a confiança financeira é baixa. Embora não possa fazer nada sobre o estado geral da economia, pode melhorar as suas próprias finanças e estabelecer hábitos que ajudarão a superar os bons e maus momentos.

Aqui ficam os nossos sete principais conselhos para uma carteira saudável em 2023:

  1. Tenha uma visão geral
    O primeiro passo para assumir o controle financeiro é saber o rendimento que aufere cada mês e quanto é que está a gastar. Faça o download do nosso planificador de orçamento gratuito para ajudá-lo a familiarizar-se com a sua situação financeira actual.
  2. Seja um detective
    Analise os seus padrões de gastos e procure onde possa poupar dinheiro. Gasta regularmente pequenas quantias que se somam – em almoços ou cafés, por exemplo? Tem despesas mensais com subscrições ou serviços que já não utiliza? Consegue encontrar opções mais baratas para os seus fornecedores de energia, telefone e televisão?
  3. Pagar a dívida
    Lembre-se de começar com as contas com juros mais altos. Se as suas dívidas forem elevadas, fale com os seus credores ou com uma organização de aconselhamento independente para obter ajuda. É possível que possa conseguir uma suspensão de pagamento, consolidar as suas dívidas ou renegociar o seu plano de pagamento, para voltar a encarreirar.
  4. Seja um bom cliente
    Aumente a sua pontuação de crédito pagando as facturas nos prazos, reduzindo os saldos do cartão de crédito e contestando qualquer erro no seu relatório de crédito. Mostrar um bom histórico irá ajudá-lo a aceder a empréstimos com mais baixo custo no futuro, caso pretenda obter uma hipoteca, por exemplo.
  5. Maximize o seu potencial
    Pode aumentar o seu rendimento, conseguindo uma promoção, pedindo um aumento ou fazendo algum trabalho extra? Isto iria ajudá-lo a pagar as suas dívidas e poupar para o futuro. Certifique-se de que está a receber as recompensas certas pelos seus esforços.
  6. Guarde o dinheiro
    Se tiver algum dinheiro extra, comece a poupar. Mesmo uma pequena quantia por mês, vai somar a longo prazo e poupar é uma das melhores práticas financeiros que deve dominar. O ideal é criar um fundo de emergência com poupanças suficientes para cobrir três a seis meses de despesas de subsistência.
  7. Preparado para o futuro
    Pense em investir a longo prazo, seja através de pensões ou outros investimentos. Seja proativo em relação ao seu bem-estar financeiro, revendo as suas finanças regularmente. Ler livros, ter aulas ou trabalhar com um consultor financeiro também pode ajudá-lo a manter-se a par das tendências económicas.

Precisa de ajuda para criar o seu orçamento?

Descarregue aqui o planeamento orçamento familiar