os nossos estudos

European Consumer Payment Report

O relatório Europeu de Comportamentos Pagamento do Consumidor fornece informações sobre os pontos de vista dos consumidores europeus.
European Consumer Payment Report

Barómetro Bem-Estar Financeiro é a grande novidade do novo estudo da Intrum

O Relatório Anual de Pagamento ao Consumidor Europeu da Intrum examina os hábitos e comportamentos da gestão de pagamentos e orçamento de 24.000 consumidores europeus em 24 países.

Pela primeira vez, a Intrum estabelece um barómetro de bem-estar financeiro: um barómetro para medir e comparar o bem-estar financeiro dos consumidores europeus ou a sua capacidade de atender às necessidades das despesas diárias e controlar o seu orçamento. Este barómetro baseia-se em quatro pilares: capacidade de pagamento pontual, independência financeira (nível de empréstimos em relação ao rendimento mensal), capacidade de poupança e literacia financeira. Solicite o seu exemplar.


As principais lições para Portugal:

Entre os entrevistados europeus, 50% dos portugueses dizem que as suas contas estão a crescer mais rapidamente do que as suas receitas. A média europeia está nos 45% e dos 24 países analisados, França assume a liderança com 63% dos franceses a declararem que as contas crescem a uma taxa mais elevada do que os rendimentos auferidos.

Os portugueses demonstram uma forte preocupação para economizar. Assim como o consumidor europeu médio, os portugueses são previdentes: 73% deles economizam para cobrir despesas imprevistas.

Em relação à literacia financeira, os consumidores portugueses estão ligeiramente acima da média (14º lugar). Apesar desse resultado, 79% dos portugueses esperam que a escola assuma mais responsabilidade pela educação financeira, segunda maior percentagem na Europa.

Nos últimos seis meses 27% dos portugueses pediram dinheiro emprestado, dos quais 24% tinha mais de 65 anos.

Melhorar a alfabetização financeira na Europa é um elemento essencial para ajudar os consumidores a entenderem melhor.

Fonte: ECPR2019
Fonte: ECPR2019
Fonte: ECPR2019